Tornado atinge Paraná (Redes Sociais)
Um tornado atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no fim da tarde deste sábado (10). O fenômeno foi classificado preliminarmente como F2 e provocou danos em aproximadamente 250 residências, principalmente nas regiões do Guatupê e da Borda do Campo.
De acordo com a escala de intensidade, tornados da categoria F2 podem registrar rajadas de vento entre 180 km/h e 250 km/h, com potencial para causar destelhamentos, quedas de árvores e danos estruturais. A confirmação de que se tratou de um tornado foi feita pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), com base em análises meteorológicas, imagens e dados técnicos.
A classificação final ainda será definida após avaliações complementares dos órgãos competentes.Segundo levantamento preliminar da Prefeitura de São José dos Pinhais, uma família ficou desalojada e está abrigada na casa de parentes. Duas pessoas sofreram ferimentos leves, receberam atendimento das equipes de emergência e foram liberadas.
Além dos destelhamentos, o tornado provocou quedas de árvores e danos pontuais em vias públicas nas áreas atingidas. Desde os primeiros momentos após o fenômeno, equipes da Defesa Civil e de diferentes secretarias municipais foram mobilizadas para atendimentos emergenciais, vistorias iniciais e orientação à população.
A Prefeitura também realizou a distribuição de lonas para famílias que tiveram casas destelhadas, garantindo proteção provisória às residências atingidas.
Neste domingo (11), as equipes continuam nas ruas realizando vistorias técnicas para avaliar riscos estruturais e definir novas medidas de segurança. Um Posto de Comando foi instalado na Administração Regional do Guatupê, centralizando a coordenação das operações.
Em nota, a Prefeitura informou que mantém monitoramento contínuo da situação, com equipes de prontidão para acompanhar os impactos do tornado e prestar suporte à população afetada.
Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…
As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…
O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…