França endurece regras e suspende importações em meio a protestos agrícolas/ AFP
O governo da França anunciou neste domingo (4) a suspensão e o endurecimento dos controles sobre a importação de diversos alimentos, em resposta às manifestações de agricultores contrários ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. A medida busca conter críticas sobre concorrência considerada desleal e o uso de substâncias proibidas no bloco europeu.
Segundo a ministra da Agricultura, Annie Genevard, um decreto deve ser publicado nos próximos dias determinando a suspensão da entrada de produtos que apresentem resíduos de herbicidas e fungicidas vetados na União Europeia. Entre as substâncias citadas estão mancozeb, glufosinato, tiofanato-metílico e carbendazim.
De acordo com o governo francês, os novos controles vão garantir que alimentos importados sigam os mesmos padrões ambientais e sanitários exigidos dos produtores locais. A ministra afirmou que a iniciativa representa um posicionamento firme da França dentro da União Europeia.
Entre os produtos que poderão ter a entrada barrada estão frutas como melões, maçãs, damascos, cerejas, morangos, uvas e batatas, além de itens importados da América do Sul, como abacates, mangas, goiabas e algumas frutas cítricas. Todos só poderão ser comercializados caso estejam em conformidade com as normas europeias.
Os protestos dos agricultores franceses também têm relação com outras pautas, como medidas de controle de doenças do gado e o temor de aumento da importação de carne bovina sul-americana, considerada mais barata e produzida sob regras ambientais mais flexíveis.
Enquanto países como Alemanha e Espanha defendem o avanço do acordo com o Mercosul, setores agrícolas da França argumentam que o tratado pode comprometer a competitividade dos produtores locais e a segurança alimentar.
O governo francês reforçou que pretende pressionar a Comissão Europeia para que regras semelhantes sejam aplicadas em todo o bloco e não descarta adotar novas medidas unilaterais, caso considere necessário.
A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…
A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…
A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…
O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…
O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…
https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…