Notícias

Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai tentando fugir para El Salvador

O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques foi preso nesta sexta-feira (26) no Paraguai enquanto tentava fugir, segundo a Polícia Federal.

Ele havia sido condenado neste mês a 24 anos e seis meses de prisão pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) como participante de um dos núcleos da trama golpista do governo Jair Bolsonaro (PL).

Silvinei foi preso no aeroporto de Assunção quando tentava embarcar em voo internacional para El Salvador com um passaporte paraguaio falso. Ele teria rompido a tornozeleira eletrônica em Santa Catarina, e a suspeita é que tenha ido de carro para o Paraguai.

Segundo integrantes da PF, quando houve o rompimento da tornozeleira, a corporação acionou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e houve a decretação da prisão preventiva.

Silvinei foi condenado no dia 16 de dezembro e continuava em liberdade, já que ainda estava em curso o prazo para a apresentação de recurso. Ele usava tornozeleira eletrônica desde que deixou a prisão, em 2024, e tinha o passaporte cancelado.

Segundo integrantes do governo brasileiro, Silvinei Vasques deve ser trazido ao Brasil o mais rapidamente possível.

Após a prisão, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, telefonou para o ministro do Interior do Paraguai, Enrique Riera Escudero, para acelerar o processo de extradição.

Eduardo Nostrani, advogado do ex-diretor da PRF, diz que tomou conhecimento do caso na manhã desta sexta-feira. No entanto, a atuação em nome de Silvinei no Paraguai está a cargo de um advogado local, ainda não identificado pela defesa.

Silvinei foi condenado a 24 anos e seis meses, sendo 22 anos de reclusão com regime inicial fechado e 2 anos e 6 meses de detenção, além de 120 dias-multa, sendo cada dia-multa equivalente a um salário mínimo

Ele foi acusado de integrar um grupo de auxiliares de Bolsonaro que tinham cargos estratégicos e, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), articularam medidas para viabilizar um golpe de Estado.

(Folha de SP)

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Motociclista é arremessado e moto explode após acidente no interior de SP

Um motociclista ficou ferido após um grave acidente envolvendo um carro no interior de São…

2 horas atrás

TSE mantém cassação de deputada Silvia Waiãpi por uso de verba pública em procedimento estético

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nesta quinta-feira (30), a cassação do mandato…

3 horas atrás

Michelle Bolsonaro diz que ex-presidente já consegue se alimentar após cirurgia

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro atualizou o estado de saúde do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro após…

3 horas atrás

Chuvas deixam quatro mortos e provocam deslizamentos no Grande Recife

As fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco provocaram deslizamentos de terra, deixaram pessoas…

8 horas atrás

Polícia Civil apreende adolescentes por suspeita de tráfico em Votorantim

A Polícia Civil apreendeu dois adolescentes suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em…

11 horas atrás

Jorge Messias cogita deixar governo após derrota no Senado, mas Lula pede permanência

O advogado-geral da União, Jorge Messias, avalia a possibilidade de deixar o governo federal após…

11 horas atrás