Destaque

Estados do Norte têm alta de casos de síndrome respiratória grave

Acre, Amazonas, Pará e Tocantins registraram alta de ocorrências de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, especialmente nas populações adulta e idosa, devido principalmente à influenza A.

No Amazonas ocorre também o início de crescimento da síndrome em crianças de até dois anos, causado pelo vírus sincicial respiratório. É o que aponta a última edição de 2025 do Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada nesta quinta-feira (18).

A atualização aponta que no Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal ocorre incidência da síndrome respiratória em nível de alerta, risco ou alto risco nas últimas semanas. O mesmo cenário foi verificado em cinco capitais: Rio Branco, Manaus, Belém, Palmas e Macapá.

O boletim também indica o início ou a manutenção do aumento das hospitalizações pela mesma doença em alguns estados do Nordeste, em Santa Catarina e no Espírito Santo.

Além disso, os dados laboratoriais mostram que o rinovírus tem sido a principal causa de hospitalização pela síndrome respiratória em crianças e adolescentes de até 14 anos.

A Fiocruz chama atenção para a importância da vacinação contra a influenza, principalmente na região Norte, onde a campanha está começando.

Mesmo em níveis baixos de incidência em todos os estados, a Covid-19 se mantém como uma das principais causas de hospitalização pela síndrome entre os idosos nas últimas semanas.

A análise é referente à Semana Epidemiológica 50, período de 7 a 13 de dezembro. (Agência Brasil)

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Homem-Aranha: Um Novo Dia | Segundo trailer do filme vaza, veja descrição

Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…

47 minutos atrás

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

3 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

4 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

4 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

5 horas atrás

Prefeitura promove processo seletivo para atendente de telemarketing nesta terça-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

5 horas atrás