O governo federal anunciou nesta segunda-feira (08) o encerramento da “Sala de Situação Nacional” criada para monitorar os casos de intoxicação por metanol.
A decisão foi tomada após uma queda prolongada no número de novos registros, o último caso confirmado data de 26 de novembro de 2025. Com isso, as autoridades consideram que o país alcançou um quadro de “estabilidade epidemiológica”.
Durante quase dois meses de funcionamento, a Sala de Situação ajudou a coordenar respostas emergenciais em todo o país, como a distribuição de antídotos e a ampliação da capacidade de diagnóstico em estados afetados. Agora, o acompanhamento dos casos volta a ser conduzido pelos protocolos padrão de vigilância de saúde, por meio do sistema regular de notificações.
Apesar do fim da estrutura especial, o governo informa que continua atento: todos os estados mantêm estoque garantido dos antídotos e estão preparados para atender eventuais novos casos. A decisão representa uma transição do modo de crise para um monitoramento rotineiro.
Especialistas e autoridades lembram que a intoxicação por metanol, geralmente causada por consumo de bebidas adulteradas, permanece um risco real. Por isso, orientações sobre precauções e segurança sanitária continuam valendo, assim como a necessidade de atenção da população à origem confiável dos produtos consumidos.
Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…
As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…
O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…