Notícias

SP leva seis premiações durante Prêmio Nacional do Turismo

O turismo de São Paulo viveu uma noite de Oscar durante a 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo. O Estado foi vencedor em seis categorias, quatro delas destacaram-se em 1º lugar e duas em 3º lugar.

Garantindo o 1º lugar, na categoria “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo”, o Programa de Avistamento de Baleias, da Secretaria de Turismo de São Sebastião foi reconhecido pelo pioneirismo. A iniciativa tem ampliado o fluxo turístico associado à vida marinha no Litoral Norte. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP, 120 mil pessoas devem viajar por ano para o Litoral Norte motivados pelo avistamento de baleias, o que significa uma movimentação financeira direta de R$ 138 milhões por temporada.

Na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, a vencedora foi a Palmitolândia, da cidade de Iporanga, no Vale do Ribeira. Com autoria de Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga, o Programa é um projeto pioneiro que integra agricultura, gastronomia, turismo e lazer e há 20 anos uma plantação no coração da Mata Atlântica, reúne mais de mil receitas exclusivas à base de palmito. O projeto oferece passeio guiado pela plantação e oficinas culinárias que ensinam diversas receitas.

Na categoria “Governo Dirigentes e Parlamentares”, o estado conquistou mais uma premiação em 1º lugar, com o secretário Roberto de Lucena. A premiação é destinada a profissionais de destaque no turismo. Completando a lista das primeiras posições, Ernani Paciornik, CEO do Grupo Náutica e Fundador da Revista Náutica, foi o vencedor na categoria “Profissionais de Destaque na Iniciativa Privada e Empreendedores de Médio e Grande Porte”.

Completam a lista de premiação o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Setur-SP, ocupando o 3º lugar na categoria “Gestão de Dados e Inteligência em Turismo”, e a Associação Caminho da Fé, também premiada em 3º lugar na categoria “Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico”.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Receita anuncia regras do imposto de renda 2026 no dia próximo 16

A Receita Federal anuncia na próxima segunda-feira, dia 16, as novas regras do Imposto de…

1 hora atrás

Operação da PF prende delegado da corporação Fabrizio Romano

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a Operação Anomalia, para combater um núcleo criminoso que…

1 hora atrás

PF deve investigar vídeos com apologia à violência contra a mulher

A Advocacia-Geral da União acionou a Polícia Federal, nesta segunda-feira, para investigar vídeos que fazem…

2 horas atrás

Setor de cuidados a idosos avança no Brasil

O Brasil registrou a abertura de mais de 57 mil novos negócios voltados ao serviço de…

2 horas atrás

Polícia divulga balanço de operação contra feminicídio em Sorocaba

A Polícia divulgou nesta segunda-feira (09), os resultados da operação realizada em 8 de março…

3 horas atrás

Secovi discute instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…

4 horas atrás