Destaque

Sorocaba entra na mira de megaoperação da Receita que bloqueia R$ 10,2 bilhões

A Receita Federal deflagrou nesta quinta-feira (27), a Operação Poço de Lobato, que mira um dos maiores esquemas de sonegação e lavagem de dinheiro do setor de combustíveis no país. Ao todo, 126 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em cinco estados. Mais de 10 bilhões e 200 milhões de reais em bens foram bloqueados. Não há prisões anunciadas.

No estado de São Paulo, Sorocaba está entre os municípios alvos da operação, ao lado de Arujá, Barueri, Campinas, Catanduva, Cotia, Guaratinguetá, Guarulhos, Jandira, Paulínia, São Bernardo do Campo, Américo Brasiliense, Ribeirão Preto e a capital paulista.

O grupo investigado é apontado como o maior devedor do país, com mais de 26 bilhões de reais em dívidas, e tem ligações com a Operação Carbono Oculto, realizada em 2025.

As autoridades afirmam que, em apenas um ano, a organização movimentou mais de 70 bilhões de reais, usando formuladoras, distribuidoras, fundos de investimento e empresas offshore para esconder patrimônio e lucros.

O esquema também envolve importações fraudulentas de combustíveis. Entre 2020 e 2025, mais de 32 bilhões de reais em nafta, hidrocarbonetos e diesel entraram no país por meio de empresas de fachada.

Uma das companhias do grupo já havia sido alvo da Operação Cadeia de Carbono, quando quatro navios com 180 milhões de litros de combustível foram apreendidos. Depois disso, a ANP interditou uma refinaria por suspeita de falsificação de produto e uso de aditivos irregulares.

A investigação mostra ainda um grande esquema financeiro. Uma operadora considerada a “empresa-mãe” movimentou mais de 72 bilhões de reais, usando brechas regulatórias para dificultar o rastreamento do dinheiro.

Foram identificados 17 fundos de investimento, somando 8 bilhões de reais, usados para blindagem patrimonial.

Além disso, o grupo criou uma rede de offshores nos Estados Unidos, especialmente em Delaware e Houston, para enviar e retornar recursos ao Brasil. Só em combustíveis, mais de 12 bilhões e meio de reais foram importados por essas empresas estrangeiras.

A Operação Poço de Lobato segue em andamento.

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Secovi discute instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…

1 hora atrás

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

14 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

15 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

16 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

16 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

16 horas atrás