Destaque

Defesa Civil alerta para chegada de ciclone extratropical no estado de SP

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um novo alerta na noite desta sexta-feira (07) via sistema Cell Broadcast sobre a chegada do ciclone extratropical no Estado de São Paulo, trazendo chuvas e fortes vendavais que podem ultrapassar os 100 km/h.

O alerta foi enviado para os moradores da faixa leste paulista, abrangendo as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Litoral Norte, Litoral Sul, Baixada Santista e Campinas. De acordo com a Defesa Civil, o sistema deve atingir a Região Metropolitana de São Paulo no começo da madrugada deste sábado.

O ciclone extratropical pode provocar chuvas intensas e rajadas de ventos perigosas, além de queda de granizo e microexplosões (downbursts) pontuais. O ciclone extratropical já passou pelo Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e atua neste momento no Paraná, causando grandes estragos, de acordo com a Major PM Michele César, diretora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

A previsão da Defesa Civil indica vendavais intensos em algumas regiões:

  • 115 km/h no Litoral Norte;
  • 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva;
  • 100 km/h na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
  • 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Para efeito de comparação, ventos a partir de 70 km/h já são suficientes para provocar queda de árvores e destelhar casas.  Acima deste valor, o potencial de destruição se torna imprevisível.

Com informações da Agência São Paulo.

(Foto: Divulgação/Governo de SP)

André Fazano
Compartilhar

Notícias recentes

FPF apura denúncia de injúria racial em partida entre Real Soccer e São Bento pelo Paulista Sub-14

A Federação Paulista de Futebol informou que vai apurar uma denúncia de injúria racial registrada…

14 minutos atrás

Prefeitura propõe concessão do antigo Matadouro para viabilizar restauração e novo uso do espaço

Desativado há cerca de cinco décadas, o antigo Matadouro já abrigou outras atividades (Imagem: Emídio…

3 horas atrás

Brasil vence a Itália em jogo emocionante e segue invicto na Liga das Nações

Com a vitória, o Brasil soma mais um importante resultado na fase inicial da Liga…

11 horas atrás

Antonelli supera caos em Mônaco e conquista vitória marcante na Fórmula 1

A corrida em Monte Carlo teve momentos de tensão desde a largada (Imagem: Divulgação /…

19 horas atrás

Golpes ligados à Copa do Mundo crescem e preocupam especialistas

A recomendação é redobrar a atenção durante o período da Copa do Mundo (Imagem: Arquivo…

19 horas atrás

Aposta de Brasília leva sozinha prêmio de mais de R$ 30 milhões da Mega-Sena

A estimativa inicial da Caixa é de que o prêmio na terça-feira (9) chegue a…

19 horas atrás