Destaque

Microplásticos poluem meio ambiente e causam riscos para nossa saúde

Microplásticos são fragmentos minúsculos que poluem o ar, a água e o solo, sendo ingeridos por animais, entrando na cadeia alimentar, o que pode causar riscos para a nossa saúde. O segundo vice-presidente do Conselho Federal de Química, Wilson Botter, explica como estas partículas de plásticos são geradas:

“Microplásticos, na realidade, são os mesmos plásticos que a gente usa em tamanho normal, que a gente usa em embalagens, que a gente usa em vestimentas, que a gente usa na indústria, só que em dimensões muito reduzidas”, fala.

O químico informa que os microplásticos se espalham facilmente na atmosfera e hidrosfera, contaminando animais que podem ser consumidos como alimentos pela população:

“E como essas partículas são muito pequenas, elas entram na cadeia alimentar. Então, veja, principalmente na hidrosfera, principalmente quando a gente tem animais marinhos, de rios e dos oceanos, o que acontece é que, além de eles se alimentarem com plânctons, com microplásticos, eles estão ingerindo também os microplásticos. E aí, esse microplástico, como as dimensões são muito pequenas, eles acabam sendo absorvidos pelo organismo e eles, praticamente, entram na cadeia alimentar, como se fosse qualquer outro tipo de contaminante”, explica.

Wilson Botter lembra que as ações sustentáveis, como redução, reutilização e reaproveitamento, são sempre aconselháveis para a preservação do meio ambiente:

“É uma questão de buscar novas fontes para esses mesmos materiais, de tentar reduzir o consumo, de tentar reduzir a utilização, e também, depois de eles terem sido utilizados, buscar uma maneira de devolvê-los ao ambiente de maneira não tóxica”, completa. (Agência Brasil)

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

3 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

3 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

3 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

3 horas atrás

Sorocaba realiza 48º Mutirão de Empregos com edição especial para vagas na indústria

A Prefeitura de Sorocaba realizará no próximo dia 28 de abril, às 9h, a 48ª edição do Mutirão de Empregos…

3 horas atrás

Uniten abre inscrições para curso de processamento de temperos caseiros

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), vinculada…

3 horas atrás