Notícias

Licença-paternidade volta a discussão na Câmara e pode ser analisada na próxima semana

A ampliação da licença-paternidade para até 30 dias pode entrar na pauta de votações da Câmara dos Deputados na próxima semana. A previsão foi discutida entre representantes partidários, nesta quinta-feira (30).

A proposta é voltada para implementar aumentos gradativos ao direito pela licença-paternidade, com salto para 10 dias, a partir de 2027, e alcançando o prazo previsto de 30 dias apenas em 2031.

O cronograma é apontado como um caminho para transição a empresas e adequação do impacto financeiro, segundo o relator, deputado Pedro Campos (PSB-PE).

Os custos do afastamento ficarão a cargo do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), assim como funciona para a licença-maternidade.

Atualmente, pais têm direito a afastamento por cinco dias, mas a regra depende de uma regulamentação que está pendente desde a Constituição de 1988.

A previsão era de que fosse estabelecido um novo prazo até que a lei fosse promovida pelo Congresso, mas o tema não avançou, e levou o STF (Supremo Tribunal Federal) a dar um prazo para que parlamentares decidissem sobre as regras.

A Corte estabeleceu uma definição até o mês de julho, e parlamentares ainda preveem a votação.

Em 2008, o Senado chegou a aprovar um projeto que previa o afastamento até 15 dias, mas a proposta não avançou entre deputados.

Fonte: Portal R7

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

2 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

4 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

4 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

4 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

4 horas atrás

Sorocaba realiza 48º Mutirão de Empregos com edição especial para vagas na indústria

A Prefeitura de Sorocaba realizará no próximo dia 28 de abril, às 9h, a 48ª edição do Mutirão de Empregos…

4 horas atrás