Destaque

Defesa de Bolsonaro recorre ao STF e pede revisão de condenação por tentativa de golpe

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou, na noite desta segunda-feira (27), um novo recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados protocolaram embargos de declaração, instrumento jurídico utilizado para pedir esclarecimentos sobre uma decisão judicial.

Segundo a defesa, o objetivo do recurso é “sanar ambiguidades, omissões e contradições” na decisão que condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão, em regime fechado.

O ex-presidente foi condenado pela Primeira Turma do STF pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, atentado contra o Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada — da qual teria sido o líder —, além de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

No novo recurso, os advogados pedem que o Supremo revise a pena e afirmam que a decisão não individualizou adequadamente as condutas atribuídas a Bolsonaro, violando o princípio da proporcionalidade.

A defesa também sustenta que o acórdão — documento que formaliza a decisão do tribunal — não explica de forma clara quais foram as circunstâncias consideradas “amplamente desfavoráveis” ao ex-presidente.

Os advogados alegam ainda cerceamento de defesa, argumentando que não tiveram tempo hábil nem acesso completo às provas produzidas durante a investigação. Segundo eles, o material disponibilizado soma 70 terabytes de dados, volume que teria tornado impossível uma análise integral antes do fim da fase de instrução.

No recurso, a equipe jurídica reforça:

“A defesa não pôde acessar toda a prova antes do encerramento da instrução, nem analisar a cadeia de custódia dos documentos. Mesmo com nossos recursos, o processo continuou.”

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Palmeiras e Santos empatam clássico com gol anulado pelo VAR no fim

Palmeiras e Santos empataram em 1 a 1 neste sábado (2), no Allianz Parque, pela…

5 horas atrás

GCM detém dois suspeitos e apreende 72 porções de drogas em Brigadeiro Tobias

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba deteve dois homens suspeitos de tráfico de drogas na…

5 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba lança programa “Médico na Praça” com atendimento itinerante

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia na próxima terça-feira…

5 horas atrás

Zema reafirma defesa do trabalho para menores nas redes sociais

O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência, Romeu Zema, voltou a se manifestar…

6 horas atrás

Votoraty perde para o Grêmio Osasco Audax por 2 a 0 pela Bezinha

O Votoraty Futebol Clube foi derrotado por 2 a 0 pelo Grêmio Osasco Audax neste…

7 horas atrás

Rajadas de até 60 km/h atingem litoral de SP e antecipam mudança no tempo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo registrou, neste sábado (2), a atuação de…

7 horas atrás