Destaque

Documentário premiado revela a fascinante trajetória do Poder Judiciário brasileiro

Em tempos de intensos debates sobre o papel e os limites da Justiça, Sorocaba recebe uma exibição especial de Justiça! Uma História, documentário longa-metragem que promete surpreender o público com uma viagem envolvente pelas origens e transformações do Poder Judiciário no Brasil. A sessão acontece no dia 4 de novembro (terça-feira), às 19h30, no auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), com entrada gratuita.

Dirigido pelo premiado cineasta Vicentini Gomez, o filme foi reconhecido internacionalmente em 2023, conquistando os prêmios de “Melhor Filme Documentário Longa-Metragem”, “Melhor Produção” e “Melhor Roteiro” no festival Deccan International Cine Carnival, na Índia.

Justiça! Uma História lança um olhar inédito sobre a construção da Justiça brasileira — desde o tempo dos primeiros Ouvidores-Gerais e das Ordenações Filipinas, que regeram a vida colonial, até os desafios e avanços da República contemporânea. A narrativa costura séculos de história com depoimentos de quase 40 especialistas, entre juristas, historiadores e jornalistas renomados.

Entre os entrevistados estão nomes de peso como Ives Gandra Martins, Flávia Piovezan, Marco Antonio Villa, José Renato Nalini, José Roberto Batochio, Manoel Pereira Calças e o desembargador sorocabano Roque Mesquita, representante da Associação Paulista da Magistratura.

Com uma filmografia marcada por obras como Doutor Hipóteses e Ayrton Meninices no Coração do Brasil, Vicentini Gomez soma mais de 100 prêmios internacionais e foi recentemente homenageado no World Class Film Awards, no México, como um dos grandes nomes do cinema independente.

A exibição promete não apenas revelar curiosidades e episódios pouco conhecidos da Justiça brasileira, mas também provocar uma reflexão sobre o papel do Judiciário na formação da identidade nacional.

📍 Serviço — Justiça! Uma História
Local: Auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) — Rua Rui Barbosa, 84
Data: 4 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h30
Entrada: gratuita

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Mãos à Obra: Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho está com inscrições abertas

https://youtu.be/4hQ0Uk2q89A Estão abertas até o dia 10 de abril as inscrições para a 10ª edição…

5 minutos atrás

Receita anuncia regras do imposto de renda 2026 no dia próximo 16

A Receita Federal anuncia na próxima segunda-feira, dia 16, as novas regras do Imposto de…

2 horas atrás

Operação da PF prende delegado da corporação Fabrizio Romano

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a Operação Anomalia, para combater um núcleo criminoso que…

2 horas atrás

PF deve investigar vídeos com apologia à violência contra a mulher

A Advocacia-Geral da União acionou a Polícia Federal, nesta segunda-feira, para investigar vídeos que fazem…

3 horas atrás

Setor de cuidados a idosos avança no Brasil

O Brasil registrou a abertura de mais de 57 mil novos negócios voltados ao serviço de…

3 horas atrás

Polícia divulga balanço de operação contra feminicídio em Sorocaba

A Polícia divulgou nesta segunda-feira (09), os resultados da operação realizada em 8 de março…

4 horas atrás