Segundo o Instituto Península, organização que atua na área da educação com foco na formação e valorização de professores, mais de 80% dos docentes brasileiros afirmam ter buscado aperfeiçoamento profissional nos últimos anos, mesmo diante dos desafios da carreira.
O dado reflete um movimento importante: o professor do século XXI vem assumindo um papel cada vez mais protagonista na sua trajetória de desenvolvimento.
Com isso, o desafio das instituições de ensino passa a ser de buscar meios para que os profissionais possam passar por essa capacitação, transmitindo isso para o seu trabalho dentro da sala de aual.
Dentro deste conceito, em Votorantim (SP), a Alpha School Bilingual, tem buscado essa formação e valorização de seus educadores, dentro de um projeto pedagógico definido.
A instituição promove encontros de estudo e planejamento, incentiva a formação bilíngue e apoia os docentes em cursos de aperfeiçoamento e especializações com o objetivo de fortalecer a prática pedagógica e ampliar a visão global de ensino.
“Acreditamos que o professor que continua aprendendo inspira o aluno a fazer o mesmo. Por isso, investimos constantemente na formação da equipe e na construção de um ambiente que valoriza a autonomia e a criatividade de cada profissional”, afirmam os diretores Simone e Diego Soares.
Recentemente, parte da equipe pedagógica participou de um encontro formativo em São Paulo sobre a Abordagem Pikleriana, conduzido pelas especialistas Karina Recktenvald e Carmen Orofino.
O evento abordou o cuidado com bebês e crianças pequenas em espaços coletivos, trazendo reflexões sobre o olhar individualizado e o respeito ao ritmo de cada criança — princípios que dialogam com as práticas pedagógicas adotadas pela escola.
A participação dos educadores reforça o compromisso com a aprendizagem contínua e a atualização profissional, fatores que impactam diretamente a qualidade do ensino e o desenvolvimento das crianças.
A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…
A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…
A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…
O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…
O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…
https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…