Notícias

Nova variante da Covid, chamada de ‘Frankenstein’, circula por toda a França

Uma nova variante da Covid-19 tem circulado por toda a França há algumas semanas. Com o nome científico “XFG”, ela é resultado da combinação de várias cepas do coronavírus. A campanha de vacinação contra a Covid-19 começa na França em 14 de outubro.

Essa variante “XFG” recebeu apelidos que fazem referência ao personagem Frankenstein. “Ela tem dois apelidos. Alguns a chamam de Stratus e outros de ‘Frankenstein’, provavelmente porque é uma espécie de híbrido de subvariantes”, explica Antoine Flahault, professor de Saúde Pública da Universidade de Genebra.

Devemos temer essa variante? Ela é mais perigosa? “Ainda é Covid-19. Não estou dizendo que é algo banal, mas não há motivo para dar a ela um nome que cause pânico. Temos ondas de gripe que também impactam a sociedade e, em especial, os idosos. E temos ondas de Covid-19. A diferença é que elas não ocorrem apenas no inverno. Podem surgir no início do outono, como é o caso agora”, continua ele.

Sintomas semelhantes aos da gripe

Nas últimas semanas, essa variante tem circulado pelo mundo e na França. “Não sei exatamente quando será o pico dessa onda. Parece que, nos Estados Unidos, a onda está um pouco adiantada em relação à Europa, e eles estão agora atingindo o pico, que não é muito alto”, acrescenta o professor. “É menos significativo do que as ondas anteriores. É possível que, por volta de meados de outubro, cheguemos ao pico também na Europa e que, depois, haja uma queda.”

Segundo Antoine Flahault, os sintomas dessa nova variante da Covid-19 são semelhantes aos de uma gripe.

Fonte: RFI

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden 

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

7 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

8 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

9 horas atrás

Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…

10 horas atrás

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…

11 horas atrás

Padre Flávio fala de inauguração de obras na Santa Casa e alerta sobre a importância das vacinas

https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…

12 horas atrás