Destaque

Flavio Amary integrará o “Conselhão” da Fiesp ao lado de nomes como Sergio Moro e Roberto Campos Neto

O empresário e ex-secretário de Habitação de São Paulo, Flavio Amary, natural de Sorocaba, foi anunciado como novo presidente do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp. Ele fará parte do grupo que compõe o chamado “Conselhão”, instância estratégica criada por Paulo Skaf, recém-eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com 99% dos votos válidos.

A nova diretoria assume oficialmente em janeiro de 2026, mas os nomes já foram apresentados nesta quinta-feira (25) durante reunião com Skaf. O “Conselhão” será composto por 16 conselhos temáticos e setoriais, reunindo personalidades influentes da política e da economia nacional, com o objetivo de debater propostas para políticas públicas, fortalecer a diplomacia empresarial e articular a indústria com a sociedade.

Entre os integrantes estão figuras de destaque como Roberto Campos Neto (ex-presidente do Banco Central), que comandará o Conselho de Economia; Sergio Moro (senador e ex-ministro da Justiça), à frente do Conselho de Segurança; Michel Temer (ex-presidente da República), no Conselho de Estudos Nacionais e Política; Tereza Cristina (senadora e ex-ministra da Agricultura), no Agronegócio; Ellen Gracie (ex-ministra do STF), em Assuntos Jurídicos; Mendonça Filho (deputado e ex-ministro), no novo Conselho de Educação.

Empresário Flavio Amary ocupará a presidência do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp

Ao lado dessas personalidades, Flavio Amary representará a área da construção civil, setor que ele conhece de perto tanto pelo histórico empresarial quanto pela atuação pública.

Skaf destacou que a composição dos conselhos seguiu critérios técnicos e afinidade com uma visão liberal de desenvolvimento. “Esses conselhos são uma forma de levar a representação viva da sociedade para dentro da Fiesp”, afirmou.

Diplomacia empresarial

Além de sua atuação em temas industriais, o grupo também será protagonista na chamada diplomacia empresarial, com foco na ampliação de mercados e no fortalecimento das relações econômicas internacionais, especialmente com os Estados Unidos. Skaf fez questão de afirmar que o “Conselhão” não terá finalidade eleitoral. “O objetivo é trabalhar permanentemente nesses temas e apresentar propostas ao Congresso Nacional, independentemente de candidatos”, disse.

Skaf fez questão de afirmar que o “Conselhão” não terá finalidade eleitoral

A presença de Flavio Amary nesse núcleo reforça o protagonismo de Sorocaba e da região na construção de políticas industriais para o Brasil, posicionando o empresário em um dos espaços de maior influência do setor produtivo nacional.

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

5 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

6 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

7 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

7 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

7 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

7 horas atrás