Notícias

Fundação CASA inaugura duas novas salas de leitura em Sorocaba

Duas novas Salas de Leitura foram inauguradas na quarta-feira (3) nos centros socioeducativos da Fundação CASA em Sorocaba, localizados nas unidades Sorocaba II e Sorocaba III. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Instituto Arany Marchetti, braço social do grupo OSSEL, e visa estimular o hábito da leitura entre os adolescentes, promovendo desenvolvimento pessoal e reintegração social.

Com acervos que somam mais de mil livros, os novos espaços foram projetados para oferecer um ambiente acolhedor, com mobília moderna, sofás, tapetes e frases motivacionais. A proposta vai além do incentivo à leitura, buscando criar um espaço de pertencimento e reflexão, com foco no fortalecimento da autonomia dos jovens.

A programação teve início às 10h na unidade Sorocaba III, com recepção dos convidados, descerramento da fita inaugural e apresentação cultural feita pelos adolescentes. Em seguida, às 11h, foi inaugurada a sala na unidade Sorocaba II, também com cerimônia e atividades artísticas.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, os novos espaços representam um avanço importante na política de ressocialização da instituição. “Essas salas reforçam nosso compromisso em ampliar horizontes, estimular a autonomia e oferecer ferramentas reais para que os jovens construam novos projetos de vida. Investir na educação é investir em um futuro diferente para esses jovens e, consequentemente, em uma sociedade mais justa e segura para todos”, afirmou.

Rosangela Marchetti, presidente do Instituto Arany Marchetti, também destacou a importância da iniciativa. “A leitura abre caminhos e possibilita novas escolhas. Acreditamos na educação como pilar de mudança e é uma honra contribuir com esse projeto”, disse.

A ação faz parte de um esforço conjunto entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada. A parceria entre a Fundação CASA e o Instituto Arany Marchetti teve início em outubro de 2024, e já resultou na inauguração da primeira Sala de Leitura na unidade Sorocaba I, em fevereiro deste ano. O projeto conta ainda com apoio de empresas parceiras como Mapre Construtora, Aquino Arquitetos, Casa Tokyo, Tani Jewels, Galpão Da Rosa e C&S Logística.

Com a ampliação do projeto, espera-se fortalecer o processo de ressocialização dos jovens, oferecendo acesso à cultura, educação e novas perspectivas de vida.

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

2 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

4 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

6 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

6 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

6 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

6 horas atrás