Notícias

Corrida de rua: uma atividade que pode mudar sua rotina

Se você está procurando uma maneira simples, acessível e transformadora para mudar a sua rotina e se exercitar, temos uma sugestão: já pensou em começar a correr? Os praticantes dessa modalidade costumam dizer que a corrida é uma celebração da evolução pessoal, da superação dos próprios limites e da conquista de novos hábitos.

A corrida de rua é uma das atividades físicas mais democráticas que existem — não importa a idade, o preparo físico ou a experiência. E não é preciso ser atleta para começar: basta calçar seu par de tênis e dar o primeiro passo.

Além dos benefícios físicos, como melhora da saúde cardiovascular, perda de peso e aumento da disposição, correr também fortalece a mente: ajuda a aliviar o estresse, aumenta a autoestima e traz a sensação de realização pessoal. Segundo a Pesquisa “Por dentro do Corre”, realizada pela consultoria Box 1824, a corrida se transformou em um fenômeno cultural e social, com 13 milhões de adeptos no Brasil. Cerca de 46% dos entrevistados declararam que correm para melhorar a saúde mental.

Participe de corridas de rua

Depois que der o primeiro passo e começar a praticar a corrida, coloque na agenda as corridas de rua programadas para a sua cidade e inscreva-se. Em Sorocaba, por exemplo, a Planeta Run 2025 terá uma edição especial no dia 21 de setembro, na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó/SP – um cenário que conquistou os amantes desta modalidade esportiva. Neste ano, a prova terá um novo percurso com 7,7 km para corredores iniciantes e de nível avançado. A largada está marcada para as 7h30 da manhã.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro ou enquanto houver vagas, no site planetarun.com.br. Na página é possível consultar o regulamento e o valor da inscrição. A idade mínima para participar é de 16 anos e as inscrições também estão disponíveis para os atletas PCD (portadores de necessidades especiais), de forma individual ou em equipes.

O evento é realizado pela Construtora Planeta, que incentiva a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis. “Nosso evento foi pensado também para quem está começando. Teremos um ambiente acolhedor, apoio profissional e muita energia positiva para você se sentir parte de algo maior. Na Planeta Run, cada passo é um avanço e cada quilômetro vencido é uma vitória. Temos o esporte no DNA da empresa, por isso, nosso maior objetivo com esses eventos é promover a atividade física”, comenta Ricardo Guimarães, presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta.

O local escolhido para esta prova é uma atração à parte: a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente, mas que também tem ligação com o esporte, com suas trilhas para corrida e caminhada.

A largada da prova, que terá subidas e descidas no piso de terra e grama, será ao lado da Casa das Armas Brancas, uma importante edificação que foi construída entre 1879 e 1886, e que hoje faz parte do roteiro para visitação.

Receberão troféus do 1º ao 3º colocado na categoria geral feminina e masculina, e nas demais categorias divididas por faixa etária. Também serão premiados os primeiros colocados nas categorias PCD, assessorias e empresas.

A Flona

Sede da antiga Fazenda Ipanema, em Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma área com 5.069,73 hectares. O local abriga construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira, a partir do século XVI, que contribuíram para a origem de várias cidades da região de Sorocaba e o desenvolvimento do Brasil. Na década de 1860, a Flona recebeu visitas de Dom Pedro II.

É hoje um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica existentes do interior do Estado de São Paulo e a unidade de conservação recebe visitantes, que podem percorrer trilhas destinadas à prática esportiva. O público pode ainda observar a vida silvestre, áreas florestais e reunir a família para sessões de fotos e piqueniques – muito comuns aos finais de semana.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Secovi discute instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…

1 hora atrás

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

13 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

15 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

15 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

15 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

16 horas atrás