Destaque

Vacina da gripe não causa AVC e protege contra doenças do coração e infarto, informa Butantan

É mito dizer que a vacina contra a influenza causa Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou qualquer doença do coração. Ao contrário, há evidências científicas robustas que comprovam que o imunizante é capaz de prevenir enfermidades cardiovasculares e suas complicações, como o AVC, e pode evitar uma piora do quadro após infarto do miocárdio.

Além de proteger contra a doença respiratória causada pelo vírus influenza, a vacina da gripe é indicada para quem tem problemas cardiovasculares ou risco de desenvolvê-los, como as pessoas que têm diabetes, síndrome metabólica, hipertensão, aterosclerose (acúmulo de colesterol ruim nas artérias), obesidade e aumento da circunferência abdominal.

“Temos estudos que comprovam com evidências científicas potentes que vacinar contra a gripe tem um impacto positivo muito grande nestas pessoas porque a influenza pode ser um desencadeador inflamatório em cascata, aumentando o risco de provocar as complicações e descompensar doenças pré-existentes. Quem fala que a vacina Influenza causa estas doenças está indo na contramão da ciência”, afirma a gestora médica de Desenvolvimento Clínico do Butantan Carolina Barbieri.

No Brasil, a vacina contra gripe disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) é a Influenza trivalente do Instituto Butantan, que é indicada para prevenção de quadros clínicos severos, complicações, hospitalizações e óbitos pelos vírus influenza.

Em 2025, a vacina da gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. Isso significa que o imunizante estará disponível ao longo de todo o ano nas unidades básicas de saúde, não somente durante as campanhas sazonais para estes públicos.

A vacina do Butantan é pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda o uso de vacinas trivalentes da gripe, em vez das quadrivalentes. “A vacina contra gripe deve ser tomada todos os anos, principalmente pelo público com mais de 60 anos, crianças pequenas, gestantes e puérperas, quem mais sofre com internações e mortes pela doença. O fato de ter recebido o imunizante no ano anterior não causa nenhuma sobrecarga ou contraindicação para a aplicação no ano seguinte”, esclarece Carolina Barbieri.

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Bombeiros resgatam 9 pessoas após canoas serem atingidas por ondas no litoral de SP

Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram nove pessoas no mar após canoas serem atingidas por…

32 minutos atrás

Bolsonaro apresenta boa evolução após cirurgia no ombro, diz hospital

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro segue internado no hospital DF Star, em Brasília, após passar…

1 hora atrás

Praia Clube domina o Minas e conquista o tricampeonato da Superliga Feminina

O Praia Clube conquistou o título da Superliga Feminina de Vôlei 2025/2026 ao vencer o…

5 horas atrás

Magno Malta registra boletim de ocorrência contra técnica após acusação de agressão

O senador Magno Malta (PL-ES) registrou um boletim de ocorrência contra a técnica de enfermagem…

5 horas atrás

Show de Shakira tem apreensão de 185 objetos cortantes e duas prisões no Rio

A apresentação da cantora Shakira na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi marcada…

6 horas atrás

Palmeiras e Santos empatam clássico com gol anulado pelo VAR no fim

Palmeiras e Santos empataram em 1 a 1 neste sábado (2), no Allianz Parque, pela…

21 horas atrás