Jornalismo

Anac lança manual de prevenção e combate ao tráfico de pessoas

Nesta quarta-feira, 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, lançou um manual inédito sobre prevenção e combate ao tráfico de pessoas na aviação, no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O material técnico, feito em parceria com a Organização da Aviação Civil Internacional, é direcionado aos profissionais da aviação civil.

Além de reunir fundamentos legais internacionais, o manual apresenta protocolos de observação e procedimentos a serem seguidos para identificar situações de tráfico de pessoas e exemplos práticos de atuação nos aeroportos.

Werllen Andrade, gerente de Segurança Cibernética da Anac, reforça que o novo manual será um instrumento importante na luta contra o tráfico de pessoas.

Simultaneamente, também foi lançada a nova campanha do projeto Liberdade no Ar, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Anac.

Neste ano, a campanha está focada especialmente na sensibilização de possíveis vítimas, ao se reconhecerem na multiplicidade de perfis que podem ser abordados por aliciadores e buscar ajuda. As peças da campanha estão em exibição nos aeroportos em todo o país.

Para denunciar casos de tráfico de pessoas, contrabando de migrantes, tráfico de mulheres e outros crimes semelhantes às autoridades brasileiras, é só ligar para o Disque Direitos Humanos – Disque 100. (Agência Brasil)

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

5 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

7 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

7 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

7 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

8 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

8 horas atrás