Destaque

Gripe aviária mata aves no Bioparque do Rio e força suspensão de visitação

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, a morte de galinhas-d’angola e pavões contaminados com gripe aviária no Bioparque do Rio de Janeiro. O subtipo identificado é o H5N1, altamente patogênico para aves. A confirmação veio do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (SP), referência na América do Sul, após análise feita em 22 de julho.

O alerta foi dado no dia 17, após mortes súbitas de 16 galinhas-d’angola no local. Restaram apenas três vivas. Um pavão também morreu, e outro apresentou sinais clínicos. As visitas ao parque foram suspensas temporariamente para avaliação de risco sanitário.

O Bioparque compartilha recintos entre diferentes espécies, o que eleva o nível de atenção. Equipes de médicos-veterinários, biólogos e zootecnistas monitoram constantemente os animais para identificar precocemente novos casos.

Apesar de rara, a transmissão para humanos é possível. Funcionários que apresentarem sintomas respiratórios serão classificados como casos suspeitos e orientados a permanecer em isolamento domiciliar.

O Ministério reforça que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro, desde que os produtos sejam inspecionados e preparados corretamente.

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Filipinas e Indonésia emitem alerta de tsunami após terremoto de 7,8º de magnitude

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul das Filipinas nesta segunda-feira (8), deixando ao…

12 minutos atrás

FPF apura denúncia de injúria racial em partida entre Real Soccer e São Bento pelo Paulista Sub-14

A Federação Paulista de Futebol informou que vai apurar uma denúncia de injúria racial registrada…

42 minutos atrás

Prefeitura propõe concessão do antigo Matadouro para viabilizar restauração e novo uso do espaço

Desativado há cerca de cinco décadas, o antigo Matadouro já abrigou outras atividades (Imagem: Emídio…

3 horas atrás

Brasil vence a Itália em jogo emocionante e segue invicto na Liga das Nações

Com a vitória, o Brasil soma mais um importante resultado na fase inicial da Liga…

11 horas atrás

Antonelli supera caos em Mônaco e conquista vitória marcante na Fórmula 1

A corrida em Monte Carlo teve momentos de tensão desde a largada (Imagem: Divulgação /…

19 horas atrás

Golpes ligados à Copa do Mundo crescem e preocupam especialistas

A recomendação é redobrar a atenção durante o período da Copa do Mundo (Imagem: Arquivo…

20 horas atrás