Destaque

INSS: quem teve desconto pode aderir ao acordo a partir desta sexta (11)

Os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos podem aderir ao acordo de ressarcimento a partir desta sexta-feira (11).

A medida vale para quem contestou os descontos e ainda não teve resposta das entidades responsáveis. De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, 1 milhão e 860 mil pessoas já estariam aptas.

A adesão é gratuita, sem necessidade de apresentar documentos. O valor será depositado automaticamente na conta em que o aposentado ou pensionista já recebe o benefício.

O pagamento começa no dia 24 de julho e segue em lotes diários de cem mil pessoas, até que todos recebam, em ordem de adesão — quem aceitar primeiro, recebe primeiro. O valor será corrigido pela inflação e pago em parcela única.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que uma medida provisória vai liberar o dinheiro para o ressarcimento.

“Nós vamos agora enviar essa medida provisória para o parlamento, onde será aberto um crédito extraordinário de aproximadamente R$ 3 bilhões para fazer esse ressarcimento”.

O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente, nas agências dos Correios, informou o instituto.

No aplicativo, basta entrar com CPF e senha, acessar a aba “Consultar Pedidos” e clicar em “Cumprir Exigência”. Na próxima tela, deve ler as informações e marcar “Sim” no “campo “Aceito receber”. Daí é só esperar.

No caso de quem recebeu uma resposta das entidades, o INSS informou que esses casos ainda estão sob análise e não entram, por enquanto, no cronograma de pagamentos. (Agência Brasil)

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Secovi discute instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…

1 hora atrás

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

13 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

15 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

15 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

16 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

16 horas atrás