Jornalismo

Espetáculo infantil “Quintal” une música sinfônica e contação de histórias

No dia 5 de julho, com sessões às 14h30 e às 17h, a Sala Fundec recebe o espetáculo “Quintal”, uma encantadora fusão de música e literatura voltada ao público infantil e suas famílias, com participação da escritora e contadora de histórias Monisa Maciel e da Banda Sinfônica da Fundec.

Inspirada no livro homônimo de Monisa, a apresentação convida o público a revisitar o universo lúdico das brincadeiras no quintal — espaço simbólico da imaginação, da descoberta e do encantamento na infância.

Em “Quintal”, Monisa resgata com delicadeza as memórias da infância livre, das brincadeiras simples, do contato com a natureza e dos pequenos grandes mundos que uma criança pode criar em seu próprio terreno de brincar. Mais do que um lugar físico, o quintal é apresentado como território fértil para o sonho, a invenção e o desenvolvimento sensível da criança.

A proposta do espetáculo vai além da contação de histórias. Sob a regência do maestro Paulo Afonso Estanislau, o repertório musical da Banda Sinfônica da Fundec dialoga com o imaginário infantil e com a narrativa do livro, incluindo peças conhecidas como “Brilha, Brilha Estrelinha”, “Le Festin” (do filme “Ratatouille”), “A Pantera Cor de Rosa” e “Piratas do Caribe”, entre outras surpresas que despertam emoção, memória afetiva e encantamento.

Atividades culturais como esta têm papel fundamental no desenvolvimento da primeira infância. O contato com a literatura, a música e as artes cênicas amplia o repertório simbólico da criança, estimula a criatividade, fortalece a expressão verbal e emocional, além de promover vínculos afetivos com os adultos que acompanham a experiência e com o próprio universo interno do pequeno espectador.

“Ao juntar histórias e música, o espetáculo cria uma experiência bonita e divertida, que desperta a imaginação das crianças e as ajuda a enxergar o mundo com mais poesia”, comenta Monisa.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

8 minutos atrás

Pão de Açúcar anuncia acordo para renegociar dívida de R$ 4,5 bilhões

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou, nesta terça-feira (10), que fechou acordo com seus…

35 minutos atrás

STF julga deputados do PL por suspeita de propina em emendas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (10) o julgamento de…

1 hora atrás

PF prende policiais civis do Rio que extorquiam integrantes do CV

Policiais federais prenderam na manhã desta terça-feira (10) três policiais civis do Rio de Janeiro,…

1 hora atrás

Prefeitura de Votorantim abre licitação para compra de ovos de Páscoa em meio a contingenciamento e pede crédito especial à Câmar

Mesmo com medidas de contingenciamento em vigor até julho, a Prefeitura abriu uma licitação estimada…

1 hora atrás

Homem morre após ser atropelado por carreta na Raposo Tavares, em Araçoiaba da Serra

Um pedestre morreu após ser atingido por uma carreta na madrugada desta terça-feira (10) na…

2 horas atrás