Destaque

Trem Intercidades: Sorocaba recebe 1ª audiência pública nesta segunda (26)

A cidade de Sorocaba recebe nesta segunda-feira (26), às 11h, a primeira audiência pública presencial sobre o projeto de concessão do Trem Intercidades (TIC) – Eixo Oeste, que ligará a cidade à capital paulista. O encontro será realizado na Câmara dos Vereadores e é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. O investimento estimado no projeto gira em torno de R$ 12 bilhões.

A audiência é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia para assistir. No entanto, quem quiser apresentar sugestões ou fazer considerações deverá preencher um formulário, disponível no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) ou presencialmente, durante a própria sessão. A transmissão será feita ao vivo pelo canal oficial do Governo de São Paulo no YouTube.

Além da audiência em Sorocaba, outras duas estão programadas para acontecer em São Roque e São Paulo. Confira as datas e locais:

Sorocaba
📅 26 de maio (segunda-feira)
🕚 11h
📍 Câmara dos Vereadores – Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2945, Além Ponte

São Roque
📅 28 de maio (quarta-feira)
🕚 11h
📍 Câmara dos Vereadores – Rua São Paulo, 355, Centro

São Paulo
📅 29 de maio (quinta-feira)
🕚 11h
📍 Auditório do DER – Av. do Estado, 777, 5º andar, Bom Retiro

Além das audiências, a população pode contribuir com sugestões por meio de uma consulta pública online, disponível até o dia 2 de junho. Podem participar pessoas físicas e jurídicas interessadas em colaborar com o desenvolvimento do projeto.

Segundo a SPI, após a conclusão das audiências, será lançado o edital para contratação da concessão patrocinada, aberta a empresas nacionais e internacionais. O contrato terá duração de 30 anos.

O Trem Intercidades – Eixo Oeste contará com dois serviços: o Expresso, com menos paradas e tempo estimado de viagem de cerca de uma hora, e o Parador, com paradas em estações intermediárias. A proposta visa oferecer uma alternativa mais rápida, confortável e sustentável ao transporte rodoviário entre Sorocaba e São Paulo.

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

3 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

6 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

8 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

8 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

8 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

8 horas atrás