Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) será palco da experiência imersiva “Anamnesis”, criada pelo artista multidisciplinar Robson Catalunha. A atividade é gratuita e promete envolver o público em uma jornada sensorial única, que une arte, tecnologia e narrativa não convencional.
Utilizando óculos de realidade virtual e fones de ouvido, os participantes mergulham em um universo onde memória, corpo e transformação se entrelaçam por meio de cenas simbólicas e personagens fantásticos — humanos, híbridos e mitológicos. Cada espectador vivencia a obra de forma individual, podendo escolher o que observar e construindo sua própria narrativa.
Inspirado por um experimento científico envolvendo genes humanos e de porco, Catalunha criou o personagem central: um homem-porco, símbolo de hibridismo e questionamento ético. A proposta se conecta a temas como filosofia, mitologia, indústria farmacêutica, religiões de matriz africana e procedimentos médicos, propondo uma reflexão profunda sobre o corpo e a existência.
“Anamnesis” é desdobramento da performance internacional “O Híbrido”, apresentada em centros culturais de renome como o The Watermill Center, em Nova Iorque, e exibida em cidades como Zagreb, Budapeste e Mindelo. Durante a pandemia, a obra foi adaptada para o formato de filme em realidade virtual e ganhou destaque em festivais como Cannes, Torino e Santiago, além de uma indicação ao Prêmio APCA.
O elenco conta com nomes como Hamilton Sbrana, Andréia Nhur, Daia Moura e Gui Miralha, além de participações especiais de artistas indígenas e uma colaboração de Bob Wilson, reconhecido diretor americano. A produção também envolve profissionais como a produtora Sttefania Mendes, o cineasta Bruno Lottelli e o diretor de arte Felipe Cruz.
A experiência integra a programação cultural da cidade com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Edital Secult 06/2023.
Datas: 16 e 17 de maio (sexta e sábado)
Horário: das 14h às 20h (última sessão às 19h30, com sessões a cada 30 minutos)
Local: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – MACS
Endereço: Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 – Centro, Sorocaba/SP
Duração: 25 minutos
Capacidade: 10 pessoas por sessão
Ingresso: Gratuito
Classificação indicativa: 12 anos
O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…
Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…
Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…
O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…
A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…
A Prefeitura de Sorocaba realizará no próximo dia 28 de abril, às 9h, a 48ª edição do Mutirão de Empregos…