Destaque

Nove milhões de aposentados e pensionistas serão notificados pelo INSS

Nove milhões de aposentados e pensionistas receberão uma notificação do INSS na próxima terça-feira, 13 de maio, informando que associações fizeram descontos em seus benefícios. No dia seguinte, 14 de maio, os beneficiários devem informar se as operações foram autorizadas ou indevidas.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta sexta-feira (9), o presidente do INSS, Gilberto Waller, destacou que as notificações serão enviadas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS:

“Ontem, nós já disparamos 27 milhões de notificações única e exclusivamente pelo canal Meu INSS. É ali que ele vai ter o canal de comunicação oficial do INSS. Por isso a preocupação de não clicar em link nenhum, não abra e-mail, não abra mensagem de SMS. Se você não tiver acesso ao aplicativo, você pode utilizar o seu telefone para ligar no 135. O contato é direto com você, não precisa de intermediário. Ninguém fala em nome do INSS”.

Os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025. 

O presidente do INSS também explicou como vai funcionar o processo para o reembolso dos cidadãos no sistema Meu INSS:

“Logo que ele clicar na questão do ressarcimento, na questão das associações, vai aparecer para ele quais são os vínculos que ele teve eventualmente desconto, para ele informar se ele reconhece ou não. Ele não reconhecendo, não precisa juntar qualquer documento. O INSS vai cobrar para você para que a instituição que informou que ele é seu associado para que junte a documentação comprobatória, o vínculo com a associação, a autorização para desconto e cópia do documento. Se ele não juntar esse documento, ele tem 15 dias úteis para poder fazer o pagamento”.

Gilberto Waller reforçou que as associações que não realizarem os pagamentos serão encaminhadas para a Advocacia-Geral da União (AGU) para que as medidas necessárias sejam tomadas:

“Nós acionamos a Advocacia-Geral da União para medidas judiciais de bloqueio de bens, para bloqueio para poder garantir esse valor. Hoje, já temos R$ 2,1 bilhões presos para garantir esse valor, vindos dos bens cautelares presos pela justiça”.

Waller assegurou que o INSS vai garantir o ressarcimento de todos os beneficiários que sofreram descontos irregulares.

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

8 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

11 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

14 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

14 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

14 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

14 horas atrás