Jornalismo

Entregadores de aplicativos anunciam paralisação de 48 horas no Brasil

Entregadores de aplicativos de todo o Brasil planejam uma greve de dois dias, nesta segunda-feira (31) e terça (01). A paralisação, organizada pela Aliança Nacional dos Entregadores de Aplicativos (Anea), já conta com a adesão de trabalhadores de 20 estados.

As principais reivindicações da categoria incluem o reajuste da taxa mínima de entrega, que está inalterada há três anos, apesar da inflação. Além disso, os entregadores exigem melhores condições de trabalho, como vínculo empregatício, direito a férias e proteção contra desligamentos das plataformas.

Outras demandas incluem:

  • Aumento do valor por quilômetro: de R$ 1,50 para R$ 2,50;
  • Limitação das rotas de bicicleta: máximo de 3 km por pedido;
  • Pagamento integral por entrega: sem cortes arbitrários em pedidos múltiplos.

A Anea justifica a paralisação alegando que as pautas são essenciais para evitar a exploração dos entregadores pelas plataformas. Eles argumentam que, sem reajustes justos, os ganhos não são compatíveis com o custo de vida, e os trabalhadores arcam sozinhos com os custos de combustível, manutenção e riscos diários.

Além da greve, estão previstas manifestações, motociatas, carreatas e pedaladas em diversas cidades para promover as reivindicações e denunciar práticas antissindicais das plataformas, como o oferecimento de bônus para desmobilizar a greve e ameaças de bloqueio aos grevistas.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Relator Ministro Kássio Nunes Marques vota por manter decisão que reconduziu Rodrigo Manga ao cargo

O ministro Kássio Nunes Marques, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), votou por…

3 minutos atrás

STF inicia julgamento sobre retorno de Rodrigo Manga ao cargo em Sorocaba

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira, às 11h, o julgamento…

22 minutos atrás

Passageiros são resgatados pelas janelas após ônibus bater em carreta na rodovia Castelo Branco em Itu

Um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta deixou dezenas de pessoas feridas na Rodovia…

60 minutos atrás

Homem pula nos trilhos para salvar filho e ambos sobrevivem após trem passar por cima

Um homem protagonizou uma cena impressionante ao pular nos trilhos de uma ferrovia para salvar…

1 hora atrás

Ataque a faca em colégio nos EUA deixa seis feridos, incluindo o suspeito

Um ataque a faca em uma escola secundária nos Estados Unidos deixou vários feridos, incluindo…

2 horas atrás

Jair Bolsonaro será internado nesta sexta-feira para cirurgia no ombro

O ex-presidente Jair Bolsonaro será internado nesta sexta-feira (1º) para a realização de uma cirurgia…

11 horas atrás