Jornalismo

Trânsito e transporte público tem esquema especial neste sábado de Finados

O feriado de Finados, comemorado neste sábado (2), traz mudanças no funcionamento do trânsito e transporte público de Sorocaba. As alterações ocorrem, sobretudo, nas redondezas dos cemitérios da cidade. A expectativa é que, ao todo, cerca de 45 mil pessoas se desloquem e visitem esses locais ao longo do dia.

Conforme a Secretaria de Mobilidade (Semob), as interdições de vias, próximo aos cemitérios Santo Antônio (Wanel Ville) e Consolação (Vila Haro), tiveram início ao meio-dia desta sexta-feira (1). Já nas adjacencias dos cemitérios da Saudade (Vila Carvalho) e Memorial Park (Júlio de Mesquita Filho), o bloqueio das pistas será a partir das 6h de amanhã (2). A previsão é que o trânsito seja normalizado às 18h.

No Cemitério Pax (Árvore Grande) e o de Aparecidinha, agentes de trânsito da Semob farão o monitoramento. Se necessário, diante de aumento da demanda de visitantes, não está descartada intervenção no fluxo de veículos nos arredores.

Transporte público

Quem usa o transporte público para o deslocamento terá, a partir das 7h deste sábado (2), ônibus extras e linhas especiais à disposição. Para o cemitério da Consolação, um ônibus identificado com o mesmo nome parte do Terminal São Paulo com várias saídas ao longo do dia. 

Para o cemitério Santo Antônio haverá ampliação na oferta da linha BRT A261 – Wanel Ville II – III, com partida inicial no terminal BRT Ipiranga. Excepcionalmente nesse dia, a linha funcionará com intervalos de 15 minutos, das 8h às 17h.

Se a demanda superar o previsto, o setor de Fiscalização da Urbes – Trânsito e Transportes pode alterar o esquema preparado e divulgado à imprensa. 

Ruas interditadas

No Cemitério Santo Antônio, as restrições ao tráfego de veículos ocorrem na Rua Luiz Gabriotti, entre a Av. Pedro Bifano até a Rua José Antunes; na Rua José Antunes com a Rua Jossei Toda e na Rua Catarina Carrasco Aguilar com a Rua Neyde de Barros Lungwitz.

Por sua vez, as medidas restritivas nos arredores do Cemitério da Consolação contemplam: interdições da Rua Alcindo Guanabara, entre as ruas José do Patrocínio e Rangel Pestana; cruzamento da Rua Alcindo Guanabara com a Viela da Consolação; da Rua Alcindo Guanabara com acesso à Rua Estácio de Sá e interdição da Praça do Viajante, com reserva de vagas para as pessoas com mobilidade reduzida.

No Cemitério da Saudade, haverá a interdição da Praça Pedro de Toledo, no sentido Centro/Bairro, entre a Rua Comendador Hermelino Matarazzo e a Rua Comendador Oeterer. O retorno existente no local estará fechado.

Em frente ao Cemitério Memorial Park, será feito o fechamento da Rua Comendador Vicente do Amaral. O trecho entre a rua Artidoro Mascarenhas e o acesso à Rua Nilva Zilá Silvati Viana terá sentido único, Centro/Bairro, ao passo que entre a Rua Comendador Vicente do Amaral e o acesso à Rua Nilva Zilá Silvati Viana, terá acesso restrito no sentido Bairro/Centro.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Risco de morte materna cai até 31% entre quem recebe o Bolsa Família

Estudos desenvolvidos ao longo da última década por pesquisadores do Centro de Integração de Dados…

1 hora atrás

Governo prevê aumento de etanol na gasolina de 30% para até 32%

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou, nesta terça-feira (9), que submeterá ao…

1 hora atrás

BTS anuncia nova música, “Come Over”, que sai nesta sexta (12)

O BTSestá de música nova! O grupo vai lançar oficialmente a faixa “Come Over” nas plataformas digitais no…

14 horas atrás

Polícia Civil prende suspeito de receptação de baterias furtadas de empresa em São Roque

A Polícia Civil de São Roque prendeu, na terça-feira (9), um homem suspeito de praticar…

15 horas atrás

STJ mantém prisão de Deolane em investigação sobre lavagem de dinheiro ligada ao PCC

O Superior Tribunal de Justiça, o STJ, manteve a prisão preventiva da influenciadora digital e…

16 horas atrás

Estacionamento rotativo gratuito começa a funcionar no Centro de Votorantim

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Votorantim, lançou o projeto “Vaga Legal”, um novo sistema…

16 horas atrás