Jornalismo

Construção cria mais 17 mil empregos em setembro

A indústria da construção abriu 17.024 empregos em setembro, um crescimento de 0,57% em relação ao número de empregados no setor em agosto. No acumulado deste ano, o setor gerou 231.37 novos empregos (+8,42%); no acumulado de 12 meses até setembro, 145.429 (+5,13%).

Já o saldo entre admissões e demissões em todos os setores da atividade econômica no país resultou na abertura de 247.818 empregos em setembro. Deste total, 6,9% corresponderam aos da indústria da construção. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados em 30 de outubro pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, “os dados mostram que a construção segue aquecida e gerando novos postos de trabalho com carteira assinada, em que pese a falta de mão de obra qualificada. Esta falta tem afetado mais o Estado de São Paulo, em que o nível de emprego na construção registrou queda. No saldo do país como um todo, o ritmo das novas contratações, que vinha desacelerando nos últimos meses, voltou a acelerar ligeiramente em setembro”.

A construção foi o quarto setor que mais abriu empregos em setembro, atrás de serviços (128.354), indústria (59.827) e comércio (44.622). A agropecuária fechou postos de trabalho (-2.004). Nas atividades imobiliárias do setor de serviços (incorporação imobiliária), foram abertos 876 novos empregos em setembro – variação de 0,44% em relação ao número de novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto. No acumulado deste ano, foram gerados 6.338 (+3,27%), e no acumulado de 12 meses, 6.276 (+3,24%).

Estoque

Ao final de setembro, a construção empregava 2.979.406 trabalhadores com carteira assinada no país, de acordo com o Novo Caged.      

Por Estados

O saldo entre admissões e demissões na construção no Estado de São Paulo ficou negativo (-206) em setembro. Os Estados em que o setor mais abriu empregos no mês foram: Bahia (2.167), Pará (2.057), Paraná (2.045), Rio de Janeiro (1.395), Rio Grande do Sul (1.361), Pernambuco (1.300), Minas Gerais (1.238), Distrito Federal (1.202), Goiás (1.146) e Rio Grande do Norte (1.021). Além de São Paulo, registraram queda no emprego Rondônia, Amazonas, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Secovi discute instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…

1 hora atrás

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

14 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

15 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

15 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

16 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

16 horas atrás