Jornalismo

‘Um Baobá do Interior’: documentário destaca biografia do sambista Cláudio Silva

Com estreia marcada para 1º de novembro no YouTube, o documentário “Cláudio Silva, um baobá do interior”, dirigido por Rodrigo Cabrerisso, apresenta um olhar sensível e aprofundado sobre a trajetória do sambista, compositor e pesquisador radicado em Sorocaba. 

A obra realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Secretaria de Cultura de Sorocaba, busca lançar luz sobre a vida e a obra do artista, destacando os desafios enfrentados pela população negra no interior paulista.

O título do filme faz referência ao baobá, árvore africana que simboliza resistência e longevidade, qualidades que definem a história de Cláudio. “Ele é muito mais do que um sambista; é alguém que busca, através do samba, abordar os problemas que a ancestralidade negra enfrenta e como isso influencia a vida das pessoas negras até hoje”, comenta Cabrerisso, ressaltando o papel do músico como educador e agente de transformação social.

Com cerca de 30  minutos de duração, o filme traz samba homônimo inédito composto por Cláudio Silva especialmente para o projeto. Além do próprio Cláudio Silva, o filme reúne depoimentos de familiares, amigos e pesquisadores, como Ademir Barros dos Santos, membro do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (NUCAB), que refletem sobre a contribuição do sambista para o samba de raiz e a valorização da cultura afro-brasileira. 

A narrativa do documentário também resgata as raízes do artista em Avaré, cidade onde viveu sua infância e juventude. A relação conflituosa com a com a família, especialmente com a mãe, é um dos pontos mais emocionantes do filme, cujo o “acerto de contas” é selado por meio da compreensão da própria ancestralidade. “A descrença que ele enfrentou não era apenas contra ele, mas contra pessoas pretas em geral. Isso reflete uma realidade em que o preto é ensinado a não acreditar em sonhos, pois a história contada é de derrota. Não se conta a história de que eram pessoas livres, que eram reis, que eram rainhas”, observa Cabrerisso.

Trabalhar com Cláudio Silva, segundo Cabrerisso, foi como viver uma constante aula sobre a cultura negra. “Ele é uma pessoa que lê muito, pesquisa muito, é um educador. Está além de um cantor, está sempre ensinando. Mesmo tendo convivido com a cultura negra desde a infância, com o Cláudio os horizontes sempre se abrem mais. Cada encontro é uma oportunidade de aprender algo novo”, reflete o diretor. 

Ele assinala que o documentário convida o público a vivenciar essa mesma experiência de aprendizado, resgatando histórias e saberes que vão além do samba, tocando profundamente na ancestralidade e na resistência que compõem a identidade cultural brasileira. 

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Campanha da FAB alerta para risco de balões nas festas de São João

Uma campanha da FAB, Força Aérea Brasileira, alerta para os riscos da soltura de balões…

2 minutos atrás

Mulher é flagrada com drogas durante visita em penitenciária de Iperó

Uma mulher de 27 anos foi flagrada neste fim de semana tentando entrar com drogas…

26 minutos atrás

Polícia Civil apreende mais de 300 tijolos de maconha escondidos em carga de alho na Castello Branco

Uma ação conjunta da Polícia Civil resultou na apreensão de mais de 300 tijolos de…

35 minutos atrás

Filipinas e Indonésia emitem alerta de tsunami após terremoto de 7,8º de magnitude

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul das Filipinas nesta segunda-feira (8), deixando ao…

58 minutos atrás

FPF apura denúncia de injúria racial em partida entre Real Soccer e São Bento pelo Paulista Sub-14

A Federação Paulista de Futebol informou que vai apurar uma denúncia de injúria racial registrada…

1 hora atrás

Prefeitura propõe concessão do antigo Matadouro para viabilizar restauração e novo uso do espaço

Desativado há cerca de cinco décadas, o antigo Matadouro já abrigou outras atividades (Imagem: Emídio…

4 horas atrás