Destaque

Economistas preveem inflação acima do teto da meta pela primeira vez no ano

Os economistas ouvidos pelo Banco Central subiram novamente a previsão para a inflação e o dólar neste ano.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve terminar 2024 em 4,55%, aumento de 0,05 ponto percentual em relação à última semana, de acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (28).

A elevação nesta segunda-feira fez com que a previsão superasse o teto da meta de 3% estabelecida pelo BC, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. É a primeira vez no ano que essa situação ocorre.

A perspectiva vem subindo desde 15 de julho, quando estava em 4%. Desde então, foram 14 de 15 semanas registrando alta, sendo as últimas quatro de forma consecutiva.

Os analistas também subiram o IPCA para 2025 de 3,99% para 4%, e manteve em 3,6% e 3,5% para 2026 e 2027, respectivamente.

Na última quinta-feira (24), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a inflação medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) acelerou a 0,54% em outubro, após marcar 0,13% em setembro. No acumulado de 12 meses, o índice acelerou a 4,47%. A variação era de 4,12% até setembro.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a inflação ficará dentro do limite da meta. “Embora os núcleos [da inflação, que desconsideram preços de energia e alimentos] tenham apontado uma variação superior à esperada, a inflação deve ficar dentro da meta. No meu ponto de vista, [a alta] tem mais a ver com a questão do câmbio e da seca do que propriamente com algum impulso maior nos preços reiterados”, disse Haddad em entrevista a jornalistas em Washington.

Já o presidente do BC, Roberto Campos Neto, avaliou que o dado do IPCA-15 veio pior que o esperado, destacando que o mercado está mais “cético” em relação ao quadro fiscal.

Além da inflação, os economistas elevaram a previsão do dólar para R$ 5,45. Na semana passada, ela estava em R$ 5,42.

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: economia

Notícias recentes

Campanha da FAB alerta para risco de balões nas festas de São João

Uma campanha da FAB, Força Aérea Brasileira, alerta para os riscos da soltura de balões…

3 minutos atrás

Mulher é flagrada com drogas durante visita em penitenciária de Iperó

Uma mulher de 27 anos foi flagrada neste fim de semana tentando entrar com drogas…

27 minutos atrás

Polícia Civil apreende mais de 300 tijolos de maconha escondidos em carga de alho na Castello Branco

Uma ação conjunta da Polícia Civil resultou na apreensão de mais de 300 tijolos de…

36 minutos atrás

Filipinas e Indonésia emitem alerta de tsunami após terremoto de 7,8º de magnitude

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul das Filipinas nesta segunda-feira (8), deixando ao…

58 minutos atrás

FPF apura denúncia de injúria racial em partida entre Real Soccer e São Bento pelo Paulista Sub-14

A Federação Paulista de Futebol informou que vai apurar uma denúncia de injúria racial registrada…

1 hora atrás

Prefeitura propõe concessão do antigo Matadouro para viabilizar restauração e novo uso do espaço

Desativado há cerca de cinco décadas, o antigo Matadouro já abrigou outras atividades (Imagem: Emídio…

4 horas atrás