Jornalismo

Quase 156 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo em 5.569 cidades do Brasil

Neste domingo (6), 155.912.680 eleitores de 5.569 cidades do Brasil vão às urnas votar no primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os brasileiros deverão comparecer às urnas entre 8h e 17h, seguindo o horário de Brasília. A unificação do horário permite que a apuração dos votos comece ao mesmo tempo em todo o país assim que a votação for encerrada.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos, desde que tenham o título de eleitor regularizado. Para adolescentes de 16 a 18 anos e pessoas com mais de 70 anos, o voto é facultativo.

O Brasil possui 5.571 cidades, e apenas os eleitores do Distrito Federal e da ilha de Fernando de Noronha (PE) não participarão da votação, pois nessas localidades não há prefeitos nem vereadores.

Caso seja necessário, um segundo turno será realizado em 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores. Isso vai acontecer caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos neste domingo. Os dois mais votados se enfrentam no segundo turno.

A Justiça Eleitoral distribuiu 571.024 urnas eletrônicas para o pleito. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quase 464 mil candidaturas foram registradas neste ano: 15.574 para prefeito, 15.818 para vice-prefeito e 432 mil para vereador.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

10 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

12 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

14 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

14 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

14 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

14 horas atrás