Notícias

Preço do café sobe 35% em 4 meses e deve continuar em alta até 2025

O preço do café registra uma sequência de fortes altas desde o início do ano, e há sinais de que essa tendência continuará pelo menos até o primeiro semestre de 2025.

Segundo dados da própria indústria, o valor do produto no varejo subiu cerca de 35% apenas nos últimos quatro meses. Em agosto, o quilo pago pelo consumidor alcançou um preço médio de R$ 39,63, ante R$ 29,18 em abril.

O diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Celírio Inácio, diz esperar que “o valor do café suba de 10% a 15% nos próximos 40 ou 60 dias”.

Esse aumento ainda não foi repassado ao consumidor, explica Inácio, porque os supermercadistas procuram negociar com as marcas.

A previsão de pressão sobre os preços deve continuar em 2025, segundo projeções da associação que representa os industriais. “Até o momento, não há nenhum indício de queda de preço da matéria prima para este ano. Essa previsão se estende até, pelo menos, abril de 2025”, diz Inácio.

A alta se explica sobretudo por questões climáticas. Cafeicultores de várias regiões produtoras do Brasil demonstram preocupação com uma estiagem prolongada e o calor excessivo. Tudo isso vem depois de uma sequência de safras com adversidades.

Esses temores só diminuirão, caso haja chuva na segunda quinzena de setembro.

Outros fatores que contribuem para essa inflação no Brasil são a oferta restrita de grão no Vietnã –segundo maior produtor mundial– e o aumento de preço no mercado internacional.

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o preço do café em agosto subiu em todas as 17 capitais nas quais o instituto faz sua tradicional pesquisa. Houve cidades com inflação na casa dos dois dígitos, como em Goiânia, onde o café subiu 13,75% de julho para agosto.

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Um homem ainda não identificado morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após ser soterrado em…

17 minutos atrás

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber 13º nesta sexta

Cerca de 23,3 milhões dos 35,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do…

44 minutos atrás

Homem é preso suspeito de agredir e tentar matar a mãe em Itu; idosa está em estado grave

Um homem foi preso suspeito de tentar matar a própria mãe, uma idosa de 69…

2 horas atrás

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

13 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

13 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

14 horas atrás