Notícias

Maior e mais poderosa onda de calor do ano chega à região de Sorocaba a partir desta segunda-feira (2)

A partir desta segunda-feira (2) a região de Sorocaba deve enfrentar uma nova e poderosa onda de calor. Uma massa de ar quente e seco começa a cobrir o país no decorrer da desta semana, podendo durar até a segunda quinzena do mês.

As temperaturas nesta semana, chegam à casa dos 33ºC. Na próxima semana, em Sorocaba, as temperaturas ultrapassam os 36ºC.

E esta é uma onda de calor que atinge todo o país. Segundo os mapas de previsão meteorológica do Climatempo, nove estados podem ter alguma área com 5ºC acima da média.

Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia são os estados mais afetados. Já Espírito Santo, Pará e Minas Gerais devem ter poucas cidades afetadas.

Apenas no litoral do Rio Grande do Sul, no norte de Minas Gerais, no oeste do Amazonas, no norte do Amapá e em todos os estados do nordeste a temperatura não se altera.

Calor mais frequente

De acordo com o Climatempo, esse tipo de fenômeno nesta época do ano e no mês de setembro já são comuns em grande parte do Brasil, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste.

Contudo, nos últimos anos essas ondas de calor têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também, afirmou a empresa de meteorologia. Além disso, os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior.

Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras registradas no início do ano entre março, abril e maio, em termo de duração e de temperaturas

Há a possibilidade que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês. A expectativa de chegada de chuva sobre a maioria destas áreas é apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro.

Imagem: Divulgação/Climatempo
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden 

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

10 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

10 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

12 horas atrás

Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…

13 horas atrás

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…

14 horas atrás

Padre Flávio fala de inauguração de obras na Santa Casa e alerta sobre a importância das vacinas

https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…

14 horas atrás