Jornalismo

Ex-presidente chileno Sebastián Piñera terá funeral de Estado

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou que será feito um funeral de Estado para Sebastián Piñera, ex-presidente do país sul-americano, que morreu nesta terça-feira (6) em um acidente de helicóptero.

A cerimônia deve ser realizada nesta sexta-feira (9). Também foram decretados três dias de luto nacional no Chile “para honrar a memória de quem foi eleito presidente em duas oportunidades”.

Anteriormente, a ministra do Interior e Segurança Pública chilena, Carola Tohá Morales, destacou que Piñera receberá “todas as honras e reconhecimentos”.

Além disso, em declaração gravada, Boric ressaltou que conversou com os ex-presidentes Eduardo Frei, Ricardo Lagos e Michele Bachelet, que lamentaram a morte do empresário e farão “todo o possível para comparecer ao funeral”.

O ministro das Relações Exteriores Alberto van Klaveren ficará encarregado do comitê para organizar a celebração.

Morte de Piñera gerou comoção

A morte do ex-presidente Sebastián Piñera gerou comoção de líderes e ex-líderes sul-americanos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lamentaram o fato e enviaram condolências à família.

O acidente aconteceu por volta das 15h, no horário local, e as condições meteorológicas estavam ruins, com chuva.

Piñera tem uma casa na região rural onde aconteceu a queda, que usava durante as férias. Ele voltava de um almoço na casa do empresário José Cox.

O ex-chefe de Estado gostava de pilotar, sendo considerado um “excelente piloto” por um especialista em aviação que o conhecia pessoalmente. Autoridades, entretanto, ainda não confirmaram se era ele, de fato, quem conduzia a aeronave.

O empresário governou o país duas vezes, entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022.

Fonte: CNN

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Evento em Sorocaba reúne lideranças e tem críticas a proposta de pedágio urbano

Um encontro político realizado na Câmara Municipal de Sorocaba, na manhã deste sábado (25), reuniu…

2 horas atrás

Laelso Rodrigues recebe homenagem póstuma em Sorocaba

O empresário, líder comunitário e filantropo Laelso Rodrigues, que morreu em dezembro, aos 93 anos,…

3 horas atrás

Estado ganha quase 3 milhões de habitantes em 13 anos e registra aumento da população idosa

O estado de São Paulo registrou aumento de quase 3 milhões de habitantes em 13…

3 horas atrás

Flávio Bolsonaro amplia presença da esposa nas redes sociais

A mulher do senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fernanda Antunes Bolsonaro, tem…

4 horas atrás

STF mantém prisão de ex-presidente do BRB investigado por esquema de propina milionária

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a prisão do…

5 horas atrás

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

17 horas atrás