Jornalismo

Itamaraty diz monitorar situação no Chile para auxiliar brasileiros afetados por incêndios

O Ministério das Relações Exteriores disse que está monitorando a situação nos incêndios florestais no Chile, que já mataram ao menos 46 pessoas.

Em nota divulgada neste sábado (3), o Itamaraty disse que atua por meio do Consulado-Geral do Brasil em Santiago “a fim de prestar a assistência consular cabível aos nacionais eventualmente afetados pelos impactos dos incêndios”.

O governo brasileiro ainda disse expressar “profundo pesar pelo expressivo número de mortos e feridos e pelas perdas materiais em decorrência dos incêndios florestais que atingem a região de Valparaíso, no Chile”. “O governo brasileiro manifesta sua solidariedade às famílias das vítimas, assim como ao povo e ao governo chilenos”, completa o comunicado.

O número de mortos significa que esta é a onda de incêndios florestais mais mortal no Chile na última década, disse a agência chilena de desastres Senapred.

Em todo o país, houve 92 incêndios ativos, deixando mais de 43 mil hectares afetados pelo incidente, disse a ministra do Interior, Carolina Toha, no início do dia, quando relatou 19 mortos.

Os incêndios florestais não são incomuns no Chile durante os meses de verão e, no ano passado, após uma onda de calor recorde, cerca de 27 pessoas morreram e mais de 400 mil hectares foram afetados.

“A área com incêndios hoje é muito menor do que no ano passado, (mas) neste momento o número de hectares afetados está multiplicando-se muito rapidamente”, disse a ministra do Interior, Carolina Toha.

Entre sexta (2) e sábado (3), os hectares impactados pelos incêndios aumentaram de 30 mil para 43 mil.

Toha disse que a maior preocupação das autoridades era que alguns dos incêndios ativos se desenvolvessem muito perto de áreas urbanas “com um potencial muito elevado para afetar pessoas, casas e instalações”.

Fonte: CNN Brasil

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Irã ameaça fechar completamente Estreito de Ormuz se os EUA atacarem instalações energéticas

Guarda Revolucionária iraniana disse que o Estreito de Ormuz será completamente fechado se os Estados…

34 minutos atrás

PL reúne mais de 8 mil pessoas no RN e apresenta pré-candidatos em ato de força política

O Partido Liberal realizou, neste sábado (21), um dos maiores eventos políticos recentes no Rio…

5 horas atrás

Drone de resgate flagra urso recém-saído da hibernação brincando na neve na Estônia

Um episódio curioso marcou as operações de resgate em uma floresta próxima a Tartu, na…

6 horas atrás

Suspeita de furto é presa com dez celulares no Lollapalooza

Uma mulher, de 35 anos, foi presa em flagrante por furto na noite de sexta-feira…

6 horas atrás

Dia Mundial da Água: Políticas do MIDR ampliam acesso à água e reduzem desigualdades

No Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo (22), a sociedade é convidada a refletir…

6 horas atrás

Helicóptero militar do Catar cai no mar durante treino e deixa sete mortos

Um helicóptero das Forças Armadas do Catar caiu no mar durante um exercício de treinamento…

6 horas atrás