Editorial

Editorial: Uma promessa de 30 anos – 03/11/2023

A Prefeitura de Sorocaba divulgou um balanço nesta semana sobre as ações que a administração de Rodrigo Manga vem promovendo na área da saúde na cidade.

Durante entrevista no Jornal da Cruzeiro na quarta-feira, Manga falou dessas ações e diz que a situação financeira do município suporta todos esses investimentos, inclusive a construção do Complexo Hospitalar Municipal de Sorocaba.

Na segunda-feira, o Palácio dos Tropeiros reuniu jornalistas para anunciar o início da primeira fase da construção desse megaempreendimento que deverá custar, ao município, cerca de 130 milhões de reais.

Durante a entrevista aos jornalistas Fábio Andrade e Cibelle Freitas, Manga afirmou que o Hospital Municipal de Sorocaba vai ser referência no país.

O novo hospital será instalado na área da antiga garagem da TCS, no Jardim Betânia, zona norte de Sorocaba.

Conforme o anúncio feito na segunda-feira pelo prefeito, a construção do hospital será executada em três fases.

Na primeira, que já se iniciou, acontece a preparação do terreno e a demolição de antigas estruturas, a um custo estimado de 1.769.890 reais e com duração de 90 dias.

Depois, pelo cronograma, começa a construção da Policlínica, que já está com o edital do processo licitatório publicado e com um custo estimado de 21.545.198 reais.

Para a terceira fase das obras, o prefeito informou que a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) já está realizando consultoria.

Essa fase vai cuidar das adequações técnicas ambientais e administrativas para a construção do Hospital Municipal.

Um estudo técnico está sendo finalizado para obter uma estimativa de investimento também.

A intenção do governo Manga é fazer com que o hospital atenda a casos de baixa e média complexidade.

Haverá no complexo pavimentos para leitos de internação, leitos de UTI, centro cirúrgico, áreas técnicas, serviços de apoio e estacionamento, entre outras dependências.

Está previsto o atendimento a pacientes adultos, via Central de Regulação de Leitos para casos de baixa e média complexidade.

Na policlínica, serão atendidos pacientes regulados pela Central de Regulação de Vagas para exames e especialidades, ambos com casos oriundos das unidades básicas e pré-hospitalares.

Manga disse que o hospital municipal é uma promessa de mais de 30 anos.

Na terça-feira, o deputado estadual do PL pela região de Sorocaba, com base em Itu, Rodrgio Moraes, que participou de entrevista na Cruzeiro FM, disse que a construção de um hospital municipal é uma iniciativa de muita coragem do prefeito Manga, já que os custos de um complexo desse nível são muito altos.

Segundo Manga, o complexo hospitalar vai dar o atendimento que a população merece, zerando a fila de consultas, exames e cirurgias.

De acordo com ele, na medida em que os módulos da policlínica e do hospital municipal ficarem prontos, os atendimentos serão iniciados.

A expectativa é de que a construção termine em dois anos.

Em relação à gestão, o prefeito ressaltou que o modelo ainda será desenhado, mas adiantou que pode ser implantado o mesmo que é feito no Hospital Regional Adib Jatene.

Conforme ele, o modelo do novo hospital regional chama bastante atenção, já que uma empresa toma conta da parte estrutural e outra coordena toda a parte da saúde.

Trata-se de um modelo que, para o prefeito, é agradável e viável.

De fato, a iniciativa do prefeito de construir um complexo hospitalar municipal é ousada e louvável, contudo, como já dito aqui, é algo que precisa de muita determinação, disciplina e organização, além de garantir os investimentos necessários para suprir os custos totais desse complexo.

A proposta não pode permitir que o complexo provoque um colapso municipal e deixe de ser uma solução para aquilo que o povo sorocabano merece.

Que o Hospital Municipal não seja um elefante branco, mas uma estrutura de saúde elementar e eficaz para a população.

Não podemos admitir que tal proposta se transforme, futuramente, em uma sucata municipal.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

5 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

7 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

7 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

7 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

8 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

8 horas atrás