Jornalismo

Hospital Unimed Sorocaba investe em programa de cirurgia robótica

A Unimed Sorocaba, que já ocupa uma posição de destaque dentro da saúde suplementar no país, avança em sua jornada de inovação e coloca em operação nos próximos meses um equipamento com alta tecnologia para a realização de cirurgia robótica. A sala que receberá o equipamento está em obras no Centro Cirúrgico do Hospital Dr. Miguel Soeiro – Unimed Sorocaba e deve estar pronta até o final deste ano.

A tecnologia escolhida para a realização de cirurgias robóticas na Unimed Sorocaba foi a do robô Da Vinci X, equipamento de 4ª geração em tecnologia e que permitirá a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior precisão. O equipamento permite ainda a redução no tempo de internação, redução de intercorrências no pós operatório e uma recuperação mais rápida do paciente.

Tecnologia

O equipamento poderá ser utilizado em cirurgias urológicas, ginecológicas, torácicas, aparelho digestivo, entre outras. Com o início das cirurgias robóticas, Hospital Dr. Miguel Soeiro – Unimed Sorocaba se torna pioneira na região de Sorocaba na realização deste procedimento.

Os movimentos do robô são comandados através de um console e o cirurgião tem à disposição uma plataforma com imagem em 3D com alta definição, permitindo uma maior amplitude nos movimentos de pinças e, consequentemente, maior precisão nos procedimentos e incisões bem menores.

Demanda

Atenta a um mercado onde as demandas por cirurgias robóticas vem aumentando ano a ano, a Unimed Sorocaba criou um grupo de trabalho com a participação de médicos cooperados que vem promovendo capacitações para a implantação da cirurgia robótica. Em novembro de 2022, o grupo coordenou o 1º Encontro de Cirurgia Robótica, que reuniu médicos cooperados de diferentes especialidades de Sorocaba e região, além de palestrantes que são referência no procedimento de todo o Brasil.

O presidente da Unimed Sorocaba, Gustavo Ribeiro Neves, afirma que a cirurgia robótica é uma evolução da medicina aliada à tecnologia e um caminho sem volta que para os hospitais. “A sala que receberá o robô está com obras aceleradas e em paralelo seguimos com treinamentos para que as equipes médicas e de enfermagem estejam preparadas para operar o robô. A implantação da cirurgia robótica no Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro irá fortalecer o hospital como polo de alta complexidade em saúde no país.”

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

4 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

6 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

8 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

8 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

8 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

8 horas atrás