Destaque

Sorocaba confirma mais um caso de raiva animal

Nos últimos seis meses, o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS) contabilizou 11 casos de raiva em animais. Em Sorocaba, mais um foi confirmado nesta semana, somando agora dois casos, ambos de morcego não hematófago. O primeiro foi registrado em abril e o último em junho, mas confirmado ontem (13).

Recentemente, quatro casos de raiva bovina foram confirmados: dois em Ibiúna, um em Ribeirão Grande e outro em Piedade. Em São Roque três casos, sendo um de morcego hematófago, um de equino e um de anta. Em São Miguel Arcanjo, um caso de anta e Araçariguama, um de morcego hematófago.

Segundo a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), equipes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) estão nos locais durante esta semana em ações de monitoramento e controle do morcego transmissor da doença e revisão dos abrigos cadastrados, que na regional, somam mais de 150 é realizada pela CDA. Os trabalhos continuam também na próxima semana.

Neste ano, ao menos dois homens morreram pela raiva no Brasil — um após o contato com um bezerro doente em Mantena (MG) e outro após ser mordido por um sagui em Cariús (CE). O Instituto Butantan destaca que os recentes casos de raiva humana no Brasil relembram o potencial altamente letal do vírus no homem e a importância da vacinação pré ou pós-exposição.

De acordo com Paulo Fadil, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), a orientação é para que produtores vacinem seus rebanhos, “principalmente em áreas endêmicas e que comuniquem o Serviço Veterinário Oficial (SVO) em caso de mordeduras em animais ou em localização de possíveis abrigos”.

O vírus da raiva, que remonta ao ano de 23 antes de Cristo e na literatura é conhecido como o “vírus da loucura”, por afetar o sistema nervoso central, afeta mamíferos e é transmitido aos humanos pela mordedura, arranhadura e pelo contato com a saliva de um animal.

Os sinais e sintomas clínicos surgem após o período de incubação, que dura em média de 2 a 10 dias. Neste período, a pessoa pode apresentar mal-estar geral, aumento de temperatura, cefaleia, náuseas, dor de garganta, irritabilidade e inquietude.

Também é preciso evitar o contato direto com o animal suspeito e com o morcego, que costuma se esconder em troncos ocos de árvores, construções abandonadas, cavernas e fendas de rochas, túneis e pontes, poços de água e em telhados e porões. Apenas pessoas autorizadas podem capturar morcegos.

O imunizante veterinário indicado para caninos e felinos é oferecido em campanhas municipais anuais, e a vacina contra raiva humana é distribuída pelo Instituto Butantan para o Sistema Único de Saúde (SUS), para casos de acidentes com animais infectados com o vírus.

Para quem precisar vacinar seu cão ou gato contra a raiva, a Prefeitura de Sorocaba possui um posto fixo de vacinação à disposição, localizado na Seção de Controle Animal da Zoonoses. Os munícipes podem agendar um horário para a aplicação da vacina, pelo telefone (15) 3222-2484, das 9h às 16h.

Informações Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: sorocaba

Notícias recentes

Homem-Aranha: Um Novo Dia | Segundo trailer do filme vaza, veja descrição

Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…

11 horas atrás

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

13 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

14 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

14 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

15 horas atrás

Prefeitura promove processo seletivo para atendente de telemarketing nesta terça-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

15 horas atrás