Jornalismo

Papa Francisco passará por cirurgia e ficará no hospital por vários dias, diz Vaticano

O papa Francisco, de 86 anos, passará por uma cirurgia no abdômen na tarde desta quarta-feira (7) no hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano em comunicado.

Acrescentou que sua equipe médica havia decidido nos últimos dias que a cirurgia era necessária e que ele deveria ficar no hospital por vários dias para se recuperar.

Ele será operado na parede abdominal sob anestesia geral, informou o Vaticano.

Francisco deveria ser levado ao hospital após sua audiência semanal no Vaticano na manhã de quarta-feira, onde não fez nenhuma menção à operação planejada. Ele passou 40 minutos fazendo um check-up no hospital Gemelli na terça-feira (6).

Em comunicado, o Vaticano informou que o papa “será submetido a uma laparotomia e cirurgia da parede abdominal sob anestesia geral”.

“A cirurgia, decidida nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele (hérnia) incisional que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas”, afirma o comunicado.

O papa, que comemorou o 10º aniversário de seu pontificado em março, costuma usar uma cadeira de rodas ou uma bengala para andar por causa de dores persistentes no joelho.

Em julho de 2021, ele teve parte de seu cólon removido em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite. Ele disse no início deste ano que a condição havia retornado.

No ano passado, o papa disse que não queria operar o joelho porque a anestesia geral para a cirurgia do cólon trouxe efeitos colaterais desagradáveis.

As informações são da CNN Internacional.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

8 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

10 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

12 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

12 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

12 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

12 horas atrás