Jornalismo

Sorocaba recebe comitiva vinda de Itararé para participar do Desfile dos Tropeiros

A comitiva da Tropeada, vinda de Itararé (SP), chegou a Sorocaba, na manhã deste sábado (27), para participar do tradicional Desfile dos Tropeiros e da 3ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE. O grupo saiu de Itararé, no dia 19 de maio, percorrendo o mesmo caminho que era feito antigamente pelos tropeiros, que saíam de Viamão (RS) com destino à Feira de Muares, em Sorocaba.

Após percorrer 350 quilômetros a cavalo, o grupo chegou ao Rincão Gaúcho, localizado na Estrada José Ribeiro Leite, em Sorocaba, para um breve descanso. Ali, os animais puderam beber água, se alimentar e descansar à sombra, enquanto os cavaleiros também almoçaram e confraternizaram com amigos e familiares.

“Eventos, como esse, são importantíssimos para relembrar a história da nossa Sorocaba, bem como tudo começou, com a Feira de Muares. Essa é uma tradição passada de pai para filho, que reúne toda a família e os amigos. Agradeço a todos, aqui presentes, por prestigiarem nossa cidade e levarem, por todo o trajeto, também a bandeira de Sorocaba”, ressaltou o secretário de Governo da Prefeitura de Sorocaba, João Alberto Corrêa Maia, representando o prefeito Rodrigo Manga.

“O Tropeirismo faz parte da cultura sorocabana e deve ser relembrado sempre no município, como um resgate dessa história. Agradeço a todos que participaram deste grande e importante evento”, ressaltou o secretário de Cultura (Secult), Luiz Antônio Zamuner.

A tropa, formada por homens, mulheres e crianças, passou pelos municípios de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, finalizando em Sorocaba. Durante toda a viagem, Sorocaba teve, como representantes, as cavaleiras Juliana Teodoro Dias e Ester Geovana Ramalho Francisco, ambas com 17 anos.

“Este é um momento muito importante na minha vida, pois estou revivendo o que meus avós e bisavós viveram, quando eram tropeiros. Posso dizer que foi uma experiência incrível e, com certeza, irei participar novamente das próximas edições”, relatou Ester.

Também estiveram presentes na recepção da comitiva o diretor de área e um dos organizadores do evento, Jader Leão; o vereador Luís Santos; o secretário da Cultura de Itararé e igualmente um dos organizadores do evento, Júlio Calabrês; o secretário de cultura de Itapeva, Marcio Gouveia; e o também organizador Orailson Pereira.

“A organização de eventos desse porte requer planejamento com muita antecedência, desde a reunião de participantes, bem como a escolha dos animais que irão viajar na Tropeada, além de todos os cuidados de bem-estar que devemos ter com eles. Isso tudo em nome do resgate da tradição interiorana, que é tão rica para nós”, relata o organizador e secretário da Cultura de Itararé.

Após o almoço de recepção do grupo, a Tropeada cavalgou até o Largo do Divino, para receber a tradicional bênção, pelo Diácono Agostinho dos Santos, da Paróquia Divino Espírito Santo. Na sequência, todos seguiram até o Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara, onde os tropeiros farão o pernoite, preparando-se para o grande desfile no domingo (28).

Desfile dos Tropeiros e 3ª Cavalgada Solidária 

A concentração do tradicional Desfile dos Tropeiros e da 3ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE! na cidade de Sorocaba acontece, neste domingo (28), a partir das 8h30, no Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara. Às 9h, está marcada a saída do grupo, com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde o evento será concluído com festa aberta a todos, com exposição de artesanato, artigos tropeiros e atrações culturais.

Os cavaleiros e muladeiros sairão do Clube União Recreativo Campestre e percorrerão um trajeto de mais de 12km pelas seguintes vias de Sorocaba: Rua Francisco Paulo Braion, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Avenida General Carneiro, Praça 9 de Julho, Avenida Moreira César, Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Ponte Francisco Delosso, até chegar à Avenida São Paulo, em frente ao Monumento ao Tropeiro para mais uma benção. A seguir, o grupo prosseguirá pela Rua Padre Madureira, Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame, Ponte Salomão Pavlovsky, Avenida Dom Aguirre, chegando ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

A iniciativa será realizada por meio das secretarias municipais de Governo (Segov), Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Cidadania (Secid) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar, incluindo sua Cavalaria Montada.

O objetivo é resgatar a cultura tropeira do município, mantendo viva a memória do protagonismo da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, além de arrecadar alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba. Todas as doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade no município. Tanto no Clube União Recreativo Campestre, quanto no Parque das Águas, haverá postos de arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha.

As informações são da Prefeitura de Sorocaba

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Congresso analisa veto de Lula sobre penas para envolvidos nos atos de 8 de janeiro

O Congresso Nacional deve analisar, no próximo dia 30, o veto presidencial ao projeto que…

37 minutos atrás

Estado intensifica ações para enfrentar estiagem e reforça prevenção a incêndios

A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem intensificado, desde o início do ano,…

1 hora atrás

Ataque a tiros em praça deixa homem gravemente ferido em São Roque

Um homem de 30 anos foi baleado e segue internado em estado grave após um…

2 horas atrás

EUA cancelam envio de delegação e aumentam tensão em negociações com o Irã

O governo dos Estados Unidos cancelou o envio de uma delegação que participaria de negociações…

2 horas atrás

Evento em Sorocaba reúne lideranças e tem críticas a proposta de pedágio urbano

Um encontro político realizado na Câmara Municipal de Sorocaba, na manhã deste sábado (25), reuniu…

4 horas atrás

Laelso Rodrigues recebe homenagem póstuma em Sorocaba

O empresário, líder comunitário e filantropo Laelso Rodrigues, que morreu em dezembro, aos 93 anos,…

5 horas atrás