A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para chuvas intensas em diversas regiões de São Paulo a partir desta sexta-feira (17) até domingo (19). De acordo com a previsão meteorológica, o volume de chuvas pode alcançar de 80 milímetros a 250 milímetros.
A região onde pode ocorrer o maior volume de chuvas é no Litoral Norte, com possibilidade de até 250 milímetros neste final de semana. Na Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Itapeva, a previsão meteorológica indica que pode haver até 150 milímetros de chuvas.
“Diversas regiões do Estado estão com o solo encharcado por conta das chuvas desse início de ano. Infelizmente, a previsão aponta para novos temporais o que aumenta o risco de deslizamentos. Nosso time da Defesa Civil do Estado de São Paulo está preparado para prestar auxílio imediato em casos de emergência”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Em São José dos Campos, Barretos e Franca, o total de chuvas pode alcançar até 100 milímetros.
Em Sorocaba, Capital e Região Metropolitana, Campinas, Ribeirão Preto e Araraquara, o total previsto é de até 80 milímetros de precipitações.
Segundo o meteorologista Willian Minhoto, da Defesa Civil de São Paulo, a sexta-feira (17) deverá ser um dia bem típico de verão, com calor e pancadas de chuva isoladas no período da tarde. Já no sábado (18) e domingo (19), uma frente fria se aproximará do território paulista e criará condições para chuvas intensas, com momentos de temporais na faixa leste do Estado. As precipitações virão acompanhadas por raios, vento e granizo. A temperatura ficará mais amena neste período.
Recomendações
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e iOS.
Cadastre-se pelo SMS 40199 para receber nossos alertas e siga as redes sociais da Defesa Civil para ficar por dentro das nossas orientações.
A Receita Federal anuncia na próxima segunda-feira, dia 16, as novas regras do Imposto de…
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a Operação Anomalia, para combater um núcleo criminoso que…
A Advocacia-Geral da União acionou a Polícia Federal, nesta segunda-feira, para investigar vídeos que fazem…
O Brasil registrou a abertura de mais de 57 mil novos negócios voltados ao serviço de…
A Polícia divulgou nesta segunda-feira (09), os resultados da operação realizada em 8 de março…
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…