Destaque

Cinema terapêutico na Chácara do Idoso agita o sábado dos frequentadores

“Cineminha terapêutico” é o nome da nova atividade proposta aos frequentadores da Chácara do Idoso, na Vila Progresso. A ação combina uma sessão quinzenal de cinema, seguida de uma roda de conversa, que é conduzida pela terapeuta voluntária Ana Lúcia, em conjunto com o coordenador da unidade, Sergio Marcelo Soler Sauer.

A primeira experiência foi um sucesso, com participação maciça e o vídeo apresentado foi “Você pode mudar sua Vida”, escolhido pelos próprios idosos. Na sequência, todos discutiram sobre aspectos do filme que se aplica ao cotidiano comum.

A próxima sessão já tem data e horário marcados. Será no dia 13/2, às 14h, sobre o filme “Up, altas aventuras. A Chácara do Idoso está localizada na Rua Manuel Afonso, 64, no bairro Vila Progresso. A participação é gratuita e, para fazer parte, basta ter a partir de 55 anos de idade e se cadastrar pessoalmente.

Festa Temática

Para encerrar as atividades de janeiro e comemorar os aniversariantes do mês, foi realizada uma comemoração já tradicional na Chácara, a Festa Temática que, desta vez, celebrou a cultura cigana.

Como sempre, vários aceitaram a sugestão de participar trajados a caráter. A fantasia não é obrigatória, mas acaba sendo um charme a mais nas festas. Assim, deram o ar da graça várias personagens, como a Cigana Dara, que, em uma brincadeira divertida, “leu a mão” dos participantes, oferecendo bons conselhos aos que solicitaram, o “Sidney Matagal”, em uma paródia ao cantor famoso, e as ciganas Sandra, Rosa e Madalena.

O clima, mais uma vez, foi de total descontração e muita alegria. Como convidados especiais compareceram os grupos de caminhada das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Ulisses Guimarães e Vitória Regia.

Entre as atrações, estavam também Madame Luiza, com sua bola de cristal, que “aconselhou” os convidados interessados com sua “vidência”. Karina Manelli, que encantou a todos com sua dança, e também a cigana Márcia, que estava visitando Sorocaba e levou alegria aos participantes, com a experiência da expressiva dança típica, ao som da música do grupo de violeiros da Chácara.

A festa, aliás, teve início com o grupo “Violeiros da Terra”, formado por frequentadores da unidade. Em seguida, a atração foi a dança circular, da qual todos os presentes puderam participar, ao lado do grupo coreográfico “Sonhos”, em uma bela homenagem aos aniversariantes do mês. Encerrando as apresentações, foi a vez do coral “Vozes da Terra”.

Cantinho do Relax

Outra novidade, ainda, na Chácara do Idoso é o “Cantinho do Relax” , onde os idosos podem deitar, contemplar a natureza, ler livros ou apenas conversar.

O que permitiu formar o novo ambiente foi a doação de três redes recebidas da Senhora Maria Lúcia, que foi uma das incentivadoras da criação do espaço, em conjunto com o coordenador da Chácara.

São redes grandes e confortáveis, que comportam até duas pessoas, juntas. O casal formado por Sr. José Antônio e Sra. Maria Helena, casados há mais de 20 anos, foi o primeiro a estrear a novidade, além do Senhor Carlos, por sua vez acompanhado de sua amada viola.

Já, a confecção da tenda cigana e das bandeirinhas que enfeitaram a festa foi feita pelo grupo que realiza artesanato no local. (Com informações da Secom)

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Acelera Gpaci segue com venda de bilhetes para sorteio de carro 0 km até 27 de março

https://youtu.be/RH7PW5P4x7E O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), referência no tratamento do…

44 minutos atrás

Após 48h, motoristas fazem nova paralisação dos ônibus em Sorocaba

Os motoristas de ônibus estão realizando uma nova paralisação nos terminais de Sorocaba na tarde…

2 horas atrás

GURI tem 3 mil vagas em Sorocaba e região e prazo vai até sexta-feira

Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura,…

2 horas atrás

VÍDEO: Adolescente pede socorro à PM e ajuda a salvar mãe vítima de violência doméstica

Uma mulher vítima de violência doméstica foi socorrida pela Polícia Militar após pedir ajuda à…

2 horas atrás

CPI do Crime mira braço do PCC na Faria Lima e “A Turma” do Master

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Crime Organizado no Senado aprovou, nesta…

2 horas atrás

Irã não irá jogar a Copa do Mundo FIFA 2026 após tensão com os EUA, afirma Reuters

O governo do Irã anunciou que a seleção nacional não participará da Copa do Mundo…

3 horas atrás