Notícias

Trabalho autônomo é opção contra o desemprego, aponta levantamento

Trabalhar por conta própria tem sido a opção para pessoas que tentam fugir do desemprego.

A situação é apontada por um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas que buscam o trabalho autônomo como alternativa ao desemprego são aquelas que tem renda de até dois salários mínimos.

Ao todo, foram entrevistadas 2 mil pessoas com 14 anos ou mais em todo o Brasil durante o mês de novembro de 2022. Um dos dados obtidos pela pesquisa é de que 32% das pessoas começaram a trabalhar dessa forma para evitar o desemprego.

Outras 23% fizeram isso por estarem procurando independência. Aproximadamente 13,6% procuravam flexibilidade enquanto 12% queriam uma fonte extra de renda.

Ao traçar perfis, 40% das pessoas que recebem até dois salários mínimos buscaram o trabalho autônomo por estarem desempregadas. Isso fica diferente quando a pesquisa fala da parcela mais rica, onde 30% afirma querer mudar de vida como motivo para ir para o trabalho autônomo.

Cerca de 66% dos autônomos antes tinham outra forma de emprego antes de aderirem ao sistema. O levantamento mostra ainda que as mulheres procuram o trabalho autônomo como uma fonte de renda extra três vezes mais que os homens.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

TCU critica uso de estatais para financiar gastos fora do Orçamento

O Tribunal de Contas da União deve fazer um alerta ao governo federal sobre o…

41 minutos atrás

Homem-Aranha: Um Novo Dia | Segundo trailer do filme vaza, veja descrição

Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…

12 horas atrás

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

15 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

16 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

16 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

16 horas atrás