Notícias

CBF muda critérios de classificação para Copa do Brasil de 2024

A CBF apresentou nesta segunda-feira (26), o regulamento da Copa do Brasil de 2023, mas que já traz também uma novidade relevante com relação à edição de 2024.

Isso porque, de acordo com o documento, a CBF irá extinguir as vagas para a competição via ranking nacional de clubes.

A medida acaba fortalecendo as federações estaduais, uma vez que com 80 das 92 equipes se classificarão pelas competições locais.

Na edição de 2023, 10 equipes conseguiram suas vagas via o ranking nacional de clubes. Entre elas, três que estão na Série A do Campeonato Brasileiro: Santos, América-MG e Bahia. Também utilizaram pela última vez esse critério: Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta.

Para 2024, o ranking que será utilizado pela CBF será o das federações, para a definição de quantas vagas cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais.

Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a 6 vagas via competições locais; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a 5 vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a 3; e os demais estados a apenas 2 vagas.

Para todas as federações com direito a 3 vagas, as 2 primeiras terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice de cada estadual, com a terceira ficando a critério de cada entidade que pode concedê-la em um torneio seletivo.

Nos casos das federações com cinco ou seis vagas, a obrigatoriedade da distribuição via campeonatos estaduais sobe para três.

Vale ressaltar que 12 clubes seguirão com direito a entrar já na terceira fase da Copa do Brasil. No caso, os representantes do País na Libertadores, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023.

Caso essa lista não preencha as 12 vagas, as restantes serão distribuídas no Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Campanha nas escolas quer vacinar 27 milhões de estudantes até quinta-feira

A Semana de Vacinação nas Escolas começou nesta sexta-feira (24) com a meta de imunizar…

11 horas atrás

Congresso analisa veto de Lula sobre penas para envolvidos nos atos de 8 de janeiro

O Congresso Nacional deve analisar, no próximo dia 30, o veto presidencial ao projeto que…

13 horas atrás

Estado intensifica ações para enfrentar estiagem e reforça prevenção a incêndios

A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem intensificado, desde o início do ano,…

14 horas atrás

Ataque a tiros em praça deixa homem gravemente ferido em São Roque

Um homem de 30 anos foi baleado e segue internado em estado grave após um…

14 horas atrás

EUA cancelam envio de delegação e aumentam tensão em negociações com o Irã

O governo dos Estados Unidos cancelou o envio de uma delegação que participaria de negociações…

15 horas atrás

Evento em Sorocaba reúne lideranças e tem críticas a proposta de pedágio urbano

Um encontro político realizado na Câmara Municipal de Sorocaba, na manhã deste sábado (25), reuniu…

17 horas atrás