Notícias

Sorocaba tem saldo positivo no emprego formal pelo décimo mês consecutivo

Sorocaba teve o décimo mês seguido com saldo positivo no emprego formal, com 876 vagas geradas no mês passado. Em outubro de 2022, o setor que mais contratou na cidade foi o comércio, com 670 novos postos de emprego com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), e foram divulgados na manhã desta terça-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo os números do Caged, em outubro de 2022, no total, Sorocaba teve 9.968 admissões e 9.092 desligamentos, o que resultou no saldo positivo de 876 vagas. No entanto, o número é menor do que o mês anterior (setembro) quando a cidade teve saldo positivo maior: 1.014 vagas de emprego formal, ou seja, 138 a menos.

Porém, no estoque de vagas com carteira assinada houve aumento de 0,37% na comparação com o mês anterior. Eram 210.796 vagas de emprego com carteira assinada em setembro deste ano no total. Em outubro de 2022 o estoque do emprego formal em Sorocaba passou para 211.580, isto é, 784 vagas a mais.

A cidade segue em ritmo de contratações ao longo do ano e iniciou janeiro de 2022 com saldo positivo de 805 vagas de emprego com carteira assinada. O bom resultado seguiu em fevereiro (846) e foi melhor ainda em março (1.358).

Em abril o saldo fechou em 619, o menor do ano, e em maio atingiu o melhor resultado de 2022 até o momento: 1.815 vagas de emprego formal. Em junho, a cidade fechou outro mês com saldo elevado (1.676), sendo o segundo melhor resultado do ano.

Porém, em julho, caiu para 895. Em agosto, a cidade fechou o mês com o terceiro melhor resultado de 2022, com saldo de 1.605 novos postos de trabalho, pelo regime de contração CLT. E em setembro de 2022, Sorocaba teve saldo positivo de 1.014 vagas de emprego formal.

Comércio e indústria

Os setores que mais geraram vagas de emprego formal na cidade no mês passado foram o comércio (670) e a indústria (353). Conforme os dados do Caged, em outubro de 2022, na cidade o comércio teve, no total, 2.877 admissões contra 2.207 desligamentos, com resultado positivo de 670. Já a indústria, no mesmo período, foram 1.590 contratações contra 1.237 demissões, com saldo positivo de 353.

Em seguida ficou a Construção com 708 admissões no total contra 690 desligamentos, e saldo positivo de 18 vagas com carteira assinada. A agropecuária teve 17 admissões contra 12 desligamentos e saldo positivo de 5 novos postos de trabalho CLT. E o setor de serviços foi a surpresa do mês de outubro, com saldo negativo de 170. No período, o setor teve no total 4.776 admissões contra 4.946 desligamentos.

Empresas seguem contratando

As empresas seguem gerando vagas de emprego com carteira assinada em Sorocaba. O bom desempenho no comércio pode ter sido o reforço no número de funcionários pelos lojistas para atender a demanda dos consumidores pelas compras de Natal e Ano Novo, visto que o período é considerado o melhor do ano para o setor.

Para a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), as vagas mais demandadas no comércio são sempre no setor de vendas e logística, que são fundamentais para atender a demanda dos clientes. “É muito provável, seguindo a tendência que os dados do Caged vêm mostrando, que haverá um crescimento significativo nas contratações neste final de ano, podendo chegar em um crescimento de 10% em relação ao ano passado”, afirma a entidade.

As empresas de Sorocaba também seguem fazendo contratações e ampliando seus negócios. O porto seco do interior paulista, localizado em Sorocaba, por exemplo, está expandindo sua área refrigerada do terminal, que passou de 16 mil m³ para 22 mil m³. Ao todo, estão sendo investidos R$ 7 milhões, aproximadamente, na expansão, e desde que as obras foram iniciadas, em abril deste ano, mais de 50 pessoas foram contratadas para atender a demanda de crescimento do terminal. A expectativa é que esse número continue em expansão.

Entre janeiro e outubro de 2022, a Aurora Eadi teve 4.576 processos de exportação. Segundo a empresa, que faz a gestão do porto seco, a ampliação foi necessária para atender a multinacional coreana Celltrion Helthcare, que fabrica medicamentos biológicos, que têm um custo bastante elevado e são utilizados para tratamento de doenças raras e câncer.

Informações Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Secovi discute instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…

30 minutos atrás

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

13 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

14 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

15 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

15 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

15 horas atrás