Esportes

Prefeitura de Sorocaba dá início à revitalização do gramado do CIC

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), deu início, nesta terça-feira (24), à revitalização do gramado do Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC). Com isso, o espaço público estará em plenas condições, já com a ciência e de acordo da Federação Paulista de Futebol (FPF), para que o Esporte Clube São Bento jogue em casa, pelo Campeonato Paulista 2023, que tem início no dia 15 de janeiro.

Inicialmente, a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida realizaria, neste ano, a troca do gramado do CIC, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jefferson Campos. Foi feito o processo licitatório para a contratação da empresa especializada, porém, a Lei Eleitoral vedou, do dia 2 de julho deste ano até o fim das eleições, que o Governo Federal transferisse recursos aos municípios nesse período.

Para a revitalização do gramado, a Sequav contratou, de forma emergencial, neste mês de novembro, uma empresa especializada para realizar o serviço, com fornecimento de mão de obra, equipamentos, insumos e demais materiais específicos, com acompanhamento de engenheiro agrônomo. O investimento, com recursos municipais, é de R$ 65 mil e a previsão é que o serviço seja concluído em até 15 dias úteis.

O trabalho inclui, inicialmente, a realização de corte técnico no gramado, seguido da limpeza mecanizada, para remover o excesso de matéria orgânica e rebaixar a altura, e de corte vertical, com lâminas apropriadas para rasgar os estolões (ramificações) e, assim, renovar a grama e aumentar a proporção de folhas. Em seguida, é feita a descompactação e a aeração, com maquinário importado especializado para tanto.

A empresa também fará todo o controle fitossanitário, para combater possíveis pragas; o replantio de grama em áreas mais desgastadas; a troca do material argiloso por areia e, por fim, a aplicação de adubo mineral, com o intuito de fornecer os nutrientes necessários para que o gramado se revitalize e cresça, com qualidade e vigor, garantindo as condições favoráveis para que a grama replantada se estabeleça rapidamente.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a expectativa é que, após o término do Paulistão 2023, o convênio com o Governo Federal seja retomado e a troca do gramado do estádio municipal seja igualmente realizada.

Inaugurado no dia 14 de outubro de 1978, o CIC está localizado na Avenida Pereira da Silva, no Jardim Santa Rosália. Além do amplo gramado, o estádio dispõe de quatro setores de arquibancadas e sanitários. No Estádio Municipal, são recorrentes os jogos do time Esporte Clube São Bento, tradicional na cidade, fundado em 1913, e as finais do Campeonato Varzeano, promovido pela Sequav. O CIC também sedia jogos da Federação Paulista, envolvendo outras importantes equipes.

Foto Divulgação

Nilson Duarte
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

7 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

10 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

12 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

12 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

12 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

12 horas atrás