Jornalismo

Programação da FUNDEC terá show gratuito da cantora italiana Mafalda Minnozzi

A Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (FUNDEC) realiza em novembro uma programação musical diversificada, com apresentações, audições e concertos.

Na próxima sexta-feira (11), o Consulado Geral da Itália e o Instituto Italiano de Cultura, em parceria com a FUNDEC, trazem para Sorocaba o projeto “A caminho do Interior”. O projeto tem o intuito de levar e promover cultura italiana de qualidade por lugares que foram destino de inúmeros italianos nos últimos 150 anos. Dentro deste projeto, comemorando 35 anos de carreira, a cantora italiana Mafalda Minnozzi apresentará a Turnê “FOTOGRAMMI” em duas sessões com entrada gratuita – às 19h e às 21h – onde interpretará a sua vida por meio das canções e compositores que a acompanharam e inspiraram durante todos estes anos.   

                                                                                                                                 

Assim como em um filme, Mafalda constrói no palco a sua própria trilha sonora, pautada por um forte impacto emocional envolvendo a plateia, que se identifica com a artista criando uma atmosfera de cumplicidade e tornando-se parte do espetáculo. “A cultura nos ensina a viver, fornecendo as ferramentas para entender quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Mergulhando nos temas musicais do cinema italiano, descobri valores enraizados na cultura da minha terra que representam a força sentimental e artística desse show. É uma experiência profunda, um encontro de lembranças e de emoções, uma troca de almas”, explica a artista.

Inspirada fortemente em seu mais recente álbum “Cinema City” (disponível em todas as plataformas digitais) essa viagem musical é dedicada aos mestres compositores do cinema italiano, onde a intérprete revela de forma irresistível sua história, que transpira paixão e amor pela arte. Durante o espetáculo, haverá apresentações de trabalhos de Ennio Morricone e de músicas como “L´Appuntamento” (versão italiana de “Sentado à Beira do Caminho” de Erasmo e Roberto Carlos), “Io che Amo Solo Te” de Sergio Endrigo, “Samba da Benção” de Baden Powell e Vinícius de Moraes, “Amapola” de José María Lacalle García e “Oh Che Sarà” de Chico Buarque e letra de Ivano Fossati, entre outras.

Na quarta-feira, dia 16, os alunos da Orquestra Orff se apresentarão sob a direção das professoras Maria Regina Rabello e Eliane Lorenzon, a partir das 20h, na Sala FUNDEC. O Instrumental Orff consiste em instrumentos de plaquetas, xilofones e metalofones, de diversos tamanhos que foram criados por Carl Orff, músico, compositor e pedagogo alemão, com o objetivo de alfabetizar as crianças musicalmente. Além desses instrumentos, a flauta doce e instrumentos de pequena percussão compõem a formação da Orquestra.                                                                                                                                                         Especialmente para essa apresentação a Orquestra contará com a participação de 12 ex-alunos, num encontro de três gerações, compartilhando a experiência e alegria de tocarem juntos.

No dia 17, quinta-feira, a partir das 20h, acontecerá a Audição de Cordas III, sob a supervisão dos professores Abner Antunes, André Yarmalavicius, Deivid Ortolano, Éber Santos e Renato Cardoso.

Já nos dias 18 e 29 de novembro, a partir das 20h, é a vez das apresentações das turmas da tarde e manhã (respectivamente) de Musicalização Infantil, da professora Eliane Lorenzon. O programa será composto de melodias tradicionais populares de diversos países, tais como França, Inglaterra e Brasil, trechos de canções clássicas, música eletrônica e rock. As apresentações são uma demonstração de tudo que foi trabalhado em sala de aula durante o ano, fazendo parte do programa, músicas tocadas na flauta doce, xilofones, instrumentos diversos de percussão e percussão corporal.

A tradicional apresentação mensal da Orquestra Sinfônica de Sorocaba acontecerá na quinta-feira (23), a partir das 20h, com o Maestro Eduardo Pereira. No dia 25, a partir das 20h, é a vez da audição de piano com os profesores Daniel Guimarães, Lúcia Bismara e Maria Regina Rabello. E fechando o mês, no dia 30, sexta-feira, haverá o Recital de Formatura de Violão do aluno Juan Diego de Carvalho, com o professor Leonardo Batista e a participação da Camerata de Cordas formada por alunos e instrutores da FUNDEC.

O Instituto Municipal de Música de Sorocaba e a Orquestra Sinfônica de Sorocaba são mantidos pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (FUNDEC).

Mais informações podem ser obtidas no site: www.fundecsorocaba.com.br, pelo telefone: (15) 3233-2220; WhatsApp: (15) 99669-2817

A Fundec fica na Rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro – Sorocaba.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Homem morre após ser atropelado por carro em rodovia de Porto Feliz

Um homem morreu após ser atropelado por um carro na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em…

14 horas atrás

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso…

14 horas atrás

Governo de SP anuncia pacote de investimentos de R$ 1,4 bi para o agronegócio

A abertura da Agrishow foi marcada pela renovação do compromisso do Governo do São Paulo…

14 horas atrás

Veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca, que morreu enquanto estava em trânsito, sob a responsabilidade…

16 horas atrás

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de…

16 horas atrás

Universitários de SP criam projeto com jogo didático inclusivo para surdos

Os alunos Amanda Pereira, Ana Paula Silva, Edilene Aparecida Galvão, Jean Cesar de Lima, Lívia…

17 horas atrás