O escritor, jornalista e biógrafo Ruy Castro foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (6), tornando-se um dos 40 imortais da instituição.
Castro passa a ocupar a Cadeira 13 da academia — que pertencia a Sergio Paulo Rouanet, falecido em julho, vítima de uma síndrome de Parkinson avançada. Dos 35 acadêmicos que participaram da eleição, 32 votaram em Ruy Castro.
O escritor iniciou sua trajetória profissional em 1967 como repórter no jornal Correio da Manhã, no Rio de Janeiro. Até 1990 passou por diversos veículos de imprensa da cena carioca e paulista. Depois, concentrou-se nos livros. Dentre suas obras de destaque estão as biografias de Carmen Miranda e Garrincha. Ainda neste ano, foi premiado pela ABL com o prêmio Machado de Assis.
Antes do novo imortal, ocuparam a mesma cadeira Francisco de Assis Barbosa, Augusto Meyer, Hélio Lobo, Sousa Bandeira, Martins Júnior, Francisco de Castro, Visconde de Taunay e Francisco Otaviano.
De acordo com o estatuto da ABL, para se tornar membro efetivo da instituição é necessário ter “em qualquer dos gêneros de literatura, publicado obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livro de valor literário”.
Com informações da CNN Brasil.
Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…
O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…
As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…
A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…
A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…
Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…