Notícias

Banco Central sinaliza início de queda da Selic em junho de 2023

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou que a taxa básica de juros, a Selic, deve começar a cair em junho de 2023. Em entrevista coletiva sobre o Relatório Trimestral de Inflação, nesta quinta-feira (29), o presidente enfatizou que o BC usa a curva de juros do Boletim Focus.

Na curva do Focus tem um corte em junho e usando esse corte em junho a gente mostra que a gente atinge os objetivos, não tem grande diferença. O mercado chegou a ter curva com corte um pouquinho mais cedo, mas a gente entende que é uma diferença pequena”, disse o presidente.

O diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, também destacou que “para a estratégia de atingir a inflação ao redor da meta no horizonte relevante, a gente usa como hipótese o Focus, que tem o primeiro corte em junho.” Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano. Entretanto, para 2023, o boletim Focus prevê a taxa básica em 11,75%.

Recondução

Roberto Campos Neto negou também uma possível recondução para um novo mandato na presidência do Banco Central.

Não aceitaria a recondução. O processo de recondução gera risco, porque o presidente no processo de recondução pode sofrer influência. Não aceitaria, não está relacionado em ser um presidente ou outro. É o que eu acredito em ser melhor para a autonomia do Banco Central”, afirmou Campos Neto.

Roberto Campos Neto foi nomeado para presidência do Banco Central em fevereiro de 2019, pelo presidente Jair Bolsonaro. Em fevereiro de 2021, após a aprovação da lei de autonomia do Banco Central que prevê mandatos para os presidentes, Campos Neto foi reconduzido ao cargo. O atual mandato vai até dezembro de 2024.

A principal mudança estabelecida pela lei foi em relação aos mandatos do presidente e dos diretores do Banco Central. A atual proposta determina que essas autoridades fiquem em seus cargos por quatro anos não coincidentes com o mandato do presidente da República. Pela regra, os mandatos devem começar sempre no 1º dia útil do 3º ano de cada governo. Todos os nomeados poderão ter seus mandatos renovados por apenas uma vez.

Informações CNN Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: economia

Notícias recentes

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

7 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

8 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

9 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

9 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

9 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

9 horas atrás