Jornalismo

Presidente sanciona lei que acaba com rol taxativo da ANS

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei que acaba com a limitação de procedimentos cobertos pelos planos de saúde, o chamado rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação das operadoras do setor privado.

Segundo a ANS, o rol taxativo é uma lista de procedimentos em saúde, aprovada por meio de resolução da agência e atualizada periodicamente, na qual são incluídos os exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme a segmentação assistencial do plano.

O texto tinha sido aprovado no fim de agosto pelo Senado Federal, por unanimidade, vindo da Câmara dos Deputados. O tema chegou ao Congresso Nacional após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em junho, que desobrigou os planos de saúde de arcar com tratamentos, exames e medicamentos não previstos pela ANS. Antes disso, os casos fora do rol costumavam ser resolvidos na Justiça.

De acordo com o governo federal, a sanção da lei, que agora entra em vigor, busca evitar a descontinuidade de tratamentos médicos, especialmente daqueles que sofrem de doenças raras.

Conforme o texto, para que o plano de saúde seja obrigado a cobrir determinado tratamento, é necessário que este tenha eficácia comprovada; seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS) ou por alguma entidade especializada de renome internacional.

Outra modificação trazida pela lei é o dispositivo que passa a determinar que as pessoas jurídicas de direito privado que operam planos de assistência à saúde também estejam submetidas às disposições do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).

Com informações da Agência Brasil.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

2 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

4 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

6 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

6 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

6 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

6 horas atrás